quinta-feira, 25 de março de 2010

Vacinação contra Meningite C começa em 83 municípios

Crianças de dois meses até quatro anos e 11 meses residentes em 83 municípios que fazem parte das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) de Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itapetinga e Barreiras, começaram a ser vacinadas, nessa segunda-feira (22), contra a meningite tipo C. Nessa faixa etária, a criança corre o maior risco de adoecer e morrer.

Embora o esquema vacinal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e assumido pelo Programa Nacional de Imunizações do Brasil seja para vacinar menores de dois anos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), assumiu a ampliação da faixa etária determinada.

De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Lorene Pinto, as crianças menores de um ano receberão duas doses de vacina, com reforço entre 12 e 24 meses. As crianças maiores de um ano recebem dose única da vacina. “A vacinação neste grupo específico como medida preventiva, importante tanto no plano individual quanto coletivo pelas evidências já documentadas, permite que se estabeleça uma resposta ampliada, com a formação de imunidade de grupo para outras faixas etárias”, explicou a superintendente.



O termo meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges (membranas que recobrem e protegem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e também provocada por processos não-infecciosos.



Em geral, a transmissão dos agentes bacterianos é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato íntimo (residentes da mesma casa, colega de dormitório ou alojamento) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente. Indivíduos de qualquer idade são suscetíveis às meningites, entretanto, o grupo etário de maior risco para adoecer é o de crianças menores de cinco anos.

Fonte: Agecom

quarta-feira, 24 de março de 2010

Geddel diz que metrô estará pronto no fim do ano



Em solenidade na Câmara Municipal de Salvador, em que foi agraciado com medalha Thomé de Souza, na noite de segunda-feira (22), o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), divulgou um novo prazo para a conclusão das obras do 1° trecho do Metrô de Salvador: “Até o final do ano a população andará nos trens”, assegura. O prefeito João Henrique (PMDB), entretanto, preferiu fugir dos prazos. “Não vou dar data. Essa é uma obra do Governo Federal. Não vou assumir esse desgaste”, isentou-se o prefeito, depois de ter que justificar, por vezes, atrasos nos prazos da conclusão da obra. João reconhece somente a possibilidade dos trens estarem em funcionamento para testes em dezembro, mas não para uso do público, como antecipou Geddel. O prefeito acredita que a CPI do Metrô instalada na Assembleia Legislativa não irá atrapalhar o andamento da obra. “O problema é que os órgãos de fiscalização são mais fortes que os de execução”, reclamou. Informações do Correio.

Fonte: Site Bahia Notícias 

terça-feira, 23 de março de 2010

"TRE Perto de Você" atende mais de mil pessoas

A primeira edição deste ano do TRE Perto de Você – programa que leva os serviços da Justiça Eleitoral aos bairros da capital baiana – contabilizou mais de mil atendimentos prestados aos eleitores no último final de semana (13 e 14 de março), em Cajazeiras VIII, sob a coordenação da 8ª Zona Eleitoral. A revisão cadastral foi o serviço mais requisitado pelos cidadãos, com 576 ocorrências, seguida pelos alistamentos (276), transferências (161) e segunda via do título eleitoral (7).  

Em 2009, o programa atingiu a marca de quase nove mil atendimentos, superando o número de solicitações atendidas em 2007 e 2008. No total, a revisão cadastral foi o serviço mais requisitado com 4.650 solicitações, seguido, nesta ordem, pelo alistamento, transferência e 2ª via. O maior número de atendimentos em uma única etapa aconteceu no bairro da Mata Escura, sob a coordenação da 17ª Zona Eleitoral: 1.568 pessoas tiveram suas pendências resolvidas perto de casa. Os bairros contemplados foram Nova Esperança, Plataforma, Brotas, São Cristovão, Castelo Branco, Cabula, São Caetano e Itapuã.


O TRE Perto de Você, projeto capitaneado pela Corregedoria Regional Eleitoral, ainda terá mais três etapas em 2010. A próxima já está com data e local definidos: 27 e 28 de março, na Escola Municipal Clériston Andrade, Rua São Marcos, s/n, São Marcos. O posto ficará aberto das 9h às 17h.

Vale lembrar que o prazo para transferência ou alistamento do título eleitoral para a eleição do próximo semestre é até o dia 05 de maio.
Fonte: Site do TRE-BA

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água




Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, certo? Parece um absurdo falar em crise da água? Pois vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.

Em dezembro de 1992, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU declarou que, a partir de 1993, o dia 22 de março de cada ano marcaria a celebração do Dia Mundial da Água. Essa decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21, que define como objetivo geral assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e a preservação das funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas. Todos os anos a ONU define um tema para ações e reflexão dos estados membros. Em 2010, o tema do Dia Mundial da Água é “Água Limpa para um Mundo Saudável”.


O Brasil tem um importante papel nesse problema, pois o país representa a maior reserva de água doce da Terra, com 12% do total mundial. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte e tome atitudes no cotidiano que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Links interessantes:

domingo, 21 de março de 2010

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Em 21 de março de 1960, a polícia de apartheid sul-africano abriu fogo contra uma manifestação pacífica em Shaperville (na capital do país, Joanesburgo) que protestava contra as leis de discriminação racial - especificamente, contra a obrigação de portar cartões de identificação que determinavam os locais por onde eles podiam circular. Dezenas de manifestantes foram mortos e muitos ficaram feridos. Esse embate ficou conhecido como o Massacre de Shaperville e, em sua memória, a Organização das Nações Unidas - ONU instituiu a data como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discrminação Racial, para lembrar as pessoas que pereceram e para chamar a atenção para o enorme sofrimento causado pela discriminação racial em todo o mundo.

A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil diz que: 
               "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em base de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública".

Insultos nas escolas. Decisões de contratação e demissão no local de trabalho. Cobertura seletiva dos crimes pelos meios de comunicação social ou pela polícia. Desigualdade na prestação de serviços públicos. É inegável: o tratamento injusto de grupos étnicos ou raciais é comum em nossa sociedade, sendo frequentemente aceito passivamente. A intolerância aprende-se e, portanto, é possível desaprendê-la. A educação tem um papel fundamental, já que pode favorecer a tomada de consciência e cultivar a tolerância, devendo começar em casa, continuar na escola e ser integrada ao discurso político.

sábado, 20 de março de 2010







DIA UNIVERSAL DO TEATRO


História do teatro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ilustração de Konstantin Somov para "O Teatro" de Alexander Blok (1909).
O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades. O homem primitivo era caçador e selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Através destas necessidades surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva. O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas colectivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de rito de celebração, agradecimento ou perda. Estas pequenas evoluções deram-se com o passar de vários anos. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os mitos começaram a evoluir, surgem danças miméticas (compostas por mímica e música).
Com o surgimento da civilização egípcia os pequenos ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos. Cada mito conta como uma realidade veio a existir. Os mitos possuíam regras de acordo com o que propunha o estado e a religião, eram apenas a história do mito em ação, ou seja, em movimento. Estes rituais propagavam as tradições e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. Na Grécia sim, surge o teatro. Surge o “ditirambo”, um tipo de procissão informal que servia para homenagear o Deus Dioniso (Deus do Vinho). Mais tarde o “ditirambo” evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, dançavam, contavam histórias e mitos relacionados a Deus. A grande inovação deu-se quando se criou o diálogo entre coreutas e o corifeu. Cria-se assim a acção na história e surgem os primeiros textos teatrais. No ínicio fazia-se teatro nas ruas, depois tornou-se necessário um lugar. E assim surgiu o teatro!


quarta-feira, 17 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia da Escola

A escola é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento de todos nós. É na escola que aprendemos a ler e a escrever, a fazer contas, conhecemos o planeta e o corpo humano, passamos a compreender melhor como o mundo funciona e quais são nossos direitos e deveres. É também onde aprendemos a interagir com pessoas diferentes e a respeitar uns aos outros. Cabe à escola, portanto, dar continuidade ao que a família começou a nos ensinar: como viver em sociedade, conhecendo regras e limites.

É por tudo isso que devemos valorizar o trabalho feito pelos profissionais que atuam nas escolas - sejam professores, corpo técnico ou auxiliares - e prover a estrutura necessária para que o maior número de crianças tenha acesso às instituições de ensino. 

domingo, 14 de março de 2010

15 de março: Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores



15 de março foi a data escolhida pelas organizações de consumidores mundiais para representá-los, pois, nesse dia, em 1962, o presidente americanos John F. Kennedy foi o primeiro governante a reconhecer que os consumidores têm direitos. "Os consumidores constituem o maior grupo econômico, afetando e afetado por quase todas as decisões públicas e privadas. Dois terços das despesas na economia são realizados pelos consumidores, mas eles são o único grupo na economia que não se encontra efetivamente organizado e cujos pontos de vista muitas vezes não são ouvidos", declarou Kennedy na ocasião.
O Direito do Consumidor é um ramo relativamente novo no Direito, especialmente no Brasil. Somente a partir dos anos 1950, após o fim da 2ª Guerra Mundial - quando se consolidou a sociedade de massa com contratos e produtos padronizados -, é que se buscou tornar mais sólidas as relações de consumo. Os consumidores passaram a ganhar proteção contra os abusos sofridos, tornando-se uma preocupação social - principalmente nos países da América e da Europa Ocidental, que se destacaram por serem os primeiros a criar órgãos de defesa do consumidor. Com inspiração nos Direitos Civil, Comercial, Penal, Processual, Financeiro e Administrativo, o novo ramo busca uma forma coerente de atingir seus objetivos sem ofender os demais princípios e regras existentes.
No Brasil, a Lei Nº 8078/90 - o Código de Defesa do Consumidor surgiu em 1990. Criada para regulamentar as relações de consumo (entendidas como o vínculo estabelecido entre fornecedor e consumidor, ligados por um objeto que será, necessariamente, um serviço ou produto), a lei se baseou na legislação de países como Canadá, Estados Unidos, México, Espanha e Portugal. Nestas duas décadas, o código assegurou a vitória dos consumidores em batalhas muitas vezes de questões simples, como a informação do prazo de validade na embalagem de produtos perecíveis, e fez com que os fornecedores se adaptassem às novas exigências. Sem dúvida, uma importante conquista para o direito do cidadão.
Links interessantes:
Portal do Consumidor do Governo Federal
Código de Defesa do Consumidor
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC
Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

sexta-feira, 12 de março de 2010

12 de março: Dia do Bibliotecário


Comemora-se o Dia do Bibliotecário no dia 12 de março em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre.

Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

Este encontro foi decisivo na sua vida porque, em 1915, aos 33 anos de idade, ele largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Manuel Bastos Tigre prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre Classificação Decimal.

Transferido em 1945 para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu, depois, a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.
Fonte: IBGE Teen

terça-feira, 9 de março de 2010

10 de março: Dia do telefone


Um pouco de hisória...

A história do telefone começou com uma grande complicação. Em fevereiro de 1876, o senhor Graham Bell depositou, na Seção de Patentes de Washington, a descrição e os desenhos de um aparelho eletromagnético que permitia a duas pessoas falarem e ouvirem-se a grande distância. Algumas horas depois dele, apresentou-se na mesma seção o senhor Lisha Gray, que consignou a descrição e os desenhos de um aparelho idêntico ao de Bell. A coincidência era muito estranha para não se pensar que um tinha furtado a idéia do outro. E como ambos afirmavam que a invenção era fruto do seu próprio engenho, o caso foi parar nos tribunais.
Aquele pequeno aparelho não era coisa banal: a idéia valia vários milhões de dólares. Realmente, se o telégrafo já estava difundido e, como ele, os sistemas para comunicação à distancia já tinham dado um grande passo à frente, o telefone constituía uma novidade de enorme importância, porque permitiria comunicações imediatas e diretas entre os habitantes e os escritórios de uma mesma cidade. Gray acusou Bell de fraude; no tribunal, Bell jurou que a idéia era sua e acreditaram nele.
Foi constituída uma poderosa sociedade para a exploração da patente: a Bell's Telephone. Mas, durante o processo, que se arrastou por 8 anos, alguns italianos intervieram na pendência, sustentando que o telefone nascera muitos anos antes, graças a um pobre imigrante italiano: Antonio Meucci. Assim, tanto Bell como Gray teriam-no conhecido e, talvez, apenas aproveitado a idéia do inventor.
Mas quem era Antonio Meucci? Nascido em Florença, em 13 de abril de 1808, foi, a princípio, empregado na Alfândega e depois, maquinista teatral. Meucci era um patriota que, pelas suas idéias liberais, ficou na mira da polícia do Grão-Ducado da Toscana. Teve que fugir para a América, seguido pela esposa, Éster Mochi. Na ilha de Cuba, encontrou serviço, como maquinista-chefe, num grande teatro da capital.
Oito anos depois, estava em Nova York, onde viviam muitos italianos. Para viver, Meucci fez um pouco de tudo e, afinal, instalou uma fábrica de velas. Nesse ínterim, tivera a idéia do telefone e dedicava tempo e dinheiro às numerosas tentativas para realizá-la. O dinheiro não era muito e, freqüentemente, para adquirir o material necessário para as experiências, recorria aos pequenos empréstimos do amigo Bandelari, que o auxiliava nas pesquisas.
Em 1857, Meucci conseguiu, finalmente, fabricar um aparelho que funcionava de maneira satisfatória; estudara com enorme empenho durante cinco anos, mantendo-se em dia com todas as novas descobertas no campo das correntes elétricas; provara e tornara a provar o aparelho, superando todos os obstáculos. Houve uma tentativa de constituir uma sociedade para explorar a invenção; mas os capitais, que deviam ser inteiramente italianos, alcançaram uma quantia irrisória. Os patrícios emigrados ou eram gente pobre ou não tinham muita confiança na iniciativa.
Meucci já depositara na Seção de Patentes de Washington uma descrição do aparelho, acompanhada do desenho, feito por um amigo, o pintor Corradi. Mas, depois, tudo lhe aconteceu de errado. Teve que fechar sua pequena fábrica e tentar em vão outras atividades, ficando, porém, reduzido à miséria. Todavia, continuou a aperfeiçoar o telefone e aborrecia-se porque não podia sozinho realizar provas a grandes distâncias. Dirigiu-se então ao Diretor da Western Telegraph Company. A princípio, recebeu promessas e encorajamentos mas, depois, tudo cessou. E, até ao solicitar a devolução dos desenhos, responderam-lhe que não mais se achavam ali. Teriam sido perdidos realmente ou alguém deles se apoderara com a intenção de estudá-los e torná-los seus? Nunca se soube ao certo.
Para cúmulo do azar, em 1871, quando trabalhava perto de uma caldeira, ficou ferido. E aí veio a miséria extrema: Ester, sua pobre mulher, vendeu também os aparelhos em que Meucci se exercitava.
Em 1876, como dissemos, surgiram Bell e Gray e seu telefone foi apresentado na Exposição de Filadélfia. Tratava-se de um rudimentar aparelho, onde o órgão receptor podia ser confundido com o órgão transmissor. Contudo, o aparelho triunfou e Graham Bell recebeu até os cumprimentos do Imperador D. Pedro II do Brasil, que muito o encorajou. Mas, alguns anos depois, o inventor foi acusado de falso juramento e fraude. A acusação provocou forte clamor, acenderam-se polêmicas. O presidente dos Estados Unidos mandou abrir inquérito, descobrindo-se que a Western Telegraph, à qual Meucci entregara seus desenhos, participava dos dividendos de Bell e de sua companhia. Afinal, a Corte Suprema declarou que cabia a Meucci a prioridade da invenção do telefone. Mas todos os direitos de exploração ficariam com Bell, porque o pobre Meucci não havia encontrado a quantia suficiente para pagar a taxa de renovação e já fazia dez anos que sua patente caducara.
O infeliz inventor, velho e doente, vivia na casinha onde tantos anos estivera hospedado Giuseppe Garibaldi. Um alemão de bom coração, Bachmann, havia comprado a residência e fez questão que Meucci ali pudesse terminar seus dias em paz.
O telefone difundiu-se rapidamente pelo mundo todo. Cientistas e técnicos como Hughes e Edison, este último inventor do microfone e muitos outros aparelhos, aperfeiçoaram-no. A partir de então, o telefone se tornou um indispensável companheiro de nossa vida diária.

O surgimento do telefone móvel - o celular - foi um grande salto tecnológico, que mudou radicalmente a comunicação interpessoal: atualmente, o telefone deixou de ser somente um meio de interação pessoal. Transformou-se não só num veículo de comunicação como num instrumento de trabalho e de lazer. Para os mais aficcionados, é quase um acessório do próprio corpo. Tirar fotos, ouvir músicas ou mesmo acessar a Internet são algumas das possibilidades de se conectar com o mundo inteiro que o homem moderno conquistou. E o que é melhor, sem nem mesmo sair do lugar.

Fonte: Enciclopédia Juvenil. Tradução de Jacob Penteado. São Paulo, Lisa, 1972. p.19-21.

segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março: Dia Internacional da Mulher


Parabéns a todas as mulheres que usam sua força para ir atrás de seus sonhos!

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?