Entre os dias 17 e 23 de maio, a Bahia recebe uma programação especial para a VIII Semana de Museus, que, este ano, traz o tema Museus para a Harmonia Social. As ações propostas pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), lembram o 18 de Maio – Dia Internacional de Museus. Mais de 40 instituições, da capital e do interior, foram mobilizadas possibilitando a criação de uma rede de ações em torno do evento, que é de âmbito nacional.
Entre as ações da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC) está a publicação de um guia, que terá distribuição gratuita, com a programação de todas as instituições baianas que aderiram à Semana Nacional, além da ampliação, em dez horas, dos horários de funcionamento dos museus de Salvador ligados à diretoria: Centro Cultural Solar Ferrão, Museu da Cerâmica Udo Knoff, Museu Tempostal e Palácio da Aclamação.
Há, também, o projeto Roteiro de Museus, que oferece ao público, na capital, transporte gratuito, conectando os principais hotéis entre o bairro do Rio Vermelho e o Centro Antigo e museus desse percurso, durante todo o evento. O tour cultural, implantado, a primeira vez, em 2009, será promovido de 18 a 23 de maio, de terça a quinta e domingo, das 10 às 18h, e sexta e sábado, das 9 às 20 horas.
Entre as exposições que poderão ser contempladas, também a partir do Roteiro de Museus, pode-se destacar: Roteiro para Visitação, de Carlito Carvalhosa (Palácio da Aclamação, Campo Grande); Auguste Rodin, Homem e Gênio e Eternamente Agora – Um Tributo a Mario Cravo Neto (Palacete das Artes, Graça); e Panáfrica (Centro Cultural Solar Ferrão, Pelourinho).
Durante as comemorações, será inaugurada, no Museu da Cerâmica Udo Knoff (Pelourinho), a mostra Agdás Urbanos na Contemporaneidade, do grafiteiro baiano Denissena, dia 20 de maio, às 19h. Também, no Museu de Arte da Bahia (MAB), será relançado o livro Museus para o Povo, de José Valladares, antigo diretor do museu, além de aberta a exposição Reencontrar José Valladares – O mestre, dia 18, às 18 horas.
Desde a sua primeira edição, em 2003, quando o MinC estabeleceu uma política nacional para o setor, a Semana Nacional de Museus já divulgou a programação de 2.445 instituições museológicas, envolvendo 7.473 eventos. A ação, que tenta mobilizar os espaços para intensificar a relação com a sociedade, faz parte da agenda de atividades permanentes do Ibram/MinC.
Não deixe de aproveitar as maravilhas dos museus sem sair de casa, com a ajuda da internet. Seguem os links de alguns museus online:
MAM conheça o Museu de Arte Moderna da Bahia: http://www.mam.ba.gov.br/
Mam Rio conheça o Museu de Arte Moderna do Rio: www.mamrio.com.br
Mam-SP página do Museu de Arte Moderna de São Paulo: www.mam.org.br
Masp site oficial do Museu de Arte de São Paulo, com programa de exibições: www.masp.art.br
MAC-USP veja as mostras do Museu de Arte Contemporânea da USP: www.mac.usp.br
MAE-USP site do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP tem cursos, exposições e galeria virtual: www.mae.usp.br
Guggenheim links para todas as unidades do museu. Em inglês: guggenheim.org
Louvre página do mais célebre museu do mundo, em Paris. Em francês e inglês: www.louvre.fr
Moma site oficial do Museum of Modern Art, em Nova York. Em inglês: www.moma.org