
O Brasil, que era considerado um país jovem, hoje tem cerca de mais de 13 milhões de pessoas idosas que representam 8% da população. Há de se observar que a população, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, está ficando mais velha.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta do ano de 2025, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças no planeta Terra. Já o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Isso nos leva a crer que é necessário que sejam adotadas políticas sociais que preparem a sociedade, de uma maneira em geral, para essa real mudança da pirâmide populacional.
Os idosos têm direitos à vida, ao respeito, ao atendimento de suas necessidades básicas, à saúde, à educação, à moradia, à justiça, ao transporte, ao lazer, ao esporte e deveres como qualquer cidadão brasileiro. Juntamente com o crescimento populacional dessa faixa etária, há um crescimento dos maus tratos, da violência física e psicológica, principalmente da parte dos seus familiares. Já é tempo de mudar essa situação tão lamentável em que se encontram os nossos idosos, que já serviram tanto o nosso país.
O Estatuto do Idoso institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. A partir daí, vemos que é de grande importância implantar uma casa de apoio no nosso Estado para aqueles que se encontram em situação de risco.