Cajazeiras contará em breve com uma agência da Caixa Econômica Federal, onde um muro na avenida Raimundo Carlos Nery, ao lado da 13ª Delegacia da Polícia Civil, anuncia a chegada da agência. A conquista dos moradores da localidade deve-se a uma indicação do Deputado Ivo de Assis, dirigida ao superintendente Regional da CEF, que foi protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia.
Com cerca de 600 mil habitantes, Cajazeiras é o maior bairro da América Latina. Desde seu surgimento, na década de 1970, a comunidade soteropolitana acompanha seu crescimento, assistindo ao aparecimento e fortalecimento de um aglomerado de estabelecimentos que fazem de seu comércio um ponto atrativo, além da implantação de escolas, hospitais e algumas agências bancárias. “Com uma população tão extensa, é óbvio que há necessidades de contemplar essas pessoas com mais um empreendimento bancário”, defende o deputado.
Constituída como empresa pública, a Caixa atua como prestadora de serviços de natureza social, na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro. É, hoje, o maior banco público da parte latina do continente, sendo ainda responsável por operações como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e PIS (Programa de Integração Social). Pela sua importância, Ivo de Assis julga que a CEF “tem a obrigação de fazer parte da vida desta comunidade”.
Aviso no muro anuncia chegada da agência em Cajazeiras