segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Banhistas reclamam da falta de estrutura

Com a demolição das barracas de praia, os banhistas soteropolitanos que foram curtir o fim de semana de sol nas praias passaram por situações incômodas muito mais relevantes do que a falta de peixe frito ou cerveja gelada. O primeiro fim de semana sem as cabanas deixou milhares de pessoas sem ter para onde recorrer na hora do aperto, pois a orla da capital não possui estrutura de banheiros públicos com capacidade para atender à população. Foi o que reclamou o cobrador de ônibus Genilson Vieira. “Tem que andar uma légua, ficou péssimo”, afirma. Para substituir as mesas e cadeiras dos antigos estabelecimentos, ambulantes alugaram os itens por R$ 3 a unidade, como a garçonete da antiga barraca Oxumaré, Elinalva Carvalho, no Farol da Barra, que além das cadeiras, tentava atrair os banhistas com um isopor para vender bebidas. “Sábado consegui vender duas caixas de latão, mas na barraca eram de 10 a 20 grades”, lamenta. No entanto, para o antigo gerente da barraca Paradiso, em Praia do Flamengo, Wellington Paixão, o movimento foi satisfatório. “O dinheiro está mil vezes melhor. Os grandões é que não vão querer queimar o pé na praia”, alertou.

Fonte: Bahia Notícias

Obra da Fonte deve começar em 40 dias


Se nenhum problema jurídico aparecer no caminho, em até 40 dias começará a obra da Arena Fonte Nova. A previsão, dada pelo presidente da Fonte Nova Negócios e Participações S.A., Dênio Cidreira, depende da liberação do alvará de construção emitido pela Sucom. De acordo com ele, o alvará já foi solicitado e foi apresentada à Sucom uma avaliação de impacto ambiental, concluída há cerca de um mês, que contempla o Estudo do Impacto de Vizinhança (EIV). “Se for preciso, faremos qualquer adequação. Estamos seguindo todas as questões legais”, disse. Sobre a falta de estudos de mobilidade, Cidreira ressaltou que a mobilidade no entorno da nova arena é de responsabilidade do poder público. O projeto, segundo ele, é flexível para ser adaptado ao que o governo apresentar como obras de melhoria da acessibilidade na região. 

Fonte: Bahia Notícias

Simm tem vagas para cursos grátis

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Trabalho (Senat) estão oferecendo 148 vagas para oito cursos profissionalizantes gratuitos para pessoas com deficiência. Entre os cursos, há vagas para operador de telemarketing, camareiro e vendedor. A carga horária é de 200 horas e as aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, com início previsto para setembro. Os alunos têm direito a vale-transporte e lanche. Os interessados devem se dirigir ao Simm do Comércio, levando Carteira de Trabalho, RG, comprovante de residência e de escolaridade.

Fonte: Correio 24 Horas

Obras de estádio corintiano só deverão começar em 2011

O anúncio oficial deverá ser feito apenas na terça-feira, na festa do centenário no Salão Nobre do Parque São Jorge. Mas ninguém esconde mais que o estádio do Corinthians em Itaquera está saindo do papel. As obras de construção, no entanto, começarão somente no próximo ano. Os trabalhos de terraplenagem estão sendo feitos na área onde fica o Centro de Treinamento do clube, com oito tratores trabalhando a todo vapor, segundo o próprio presidente corintiano Andrés Sanchez. Mas para levantar as arquibancadas e o restante também existe todo um trâmite burocrático.

Quando o terreno estiver pronto e a burocracia tiver liberado a documentação para o início das obras, os operários terão de 24 a 30 meses de trabalho. Se o prazo mínimo for cumprido, o estádio estaria apto a ser uma das sedes da Copa das Confederações, prevista para junho de 2013.

Especialistas avaliam que o campo deveria ficar pronto até fevereiro daquele ano para poder ser testado com calma antes do torneio que é uma espécie de prévia da Copa do Mundo e que deve ter de quatro a seis sedes. A maior aposta do Corinthians é com a parceira Odebrecht. Com experiência no ramo, a construtora já terá iniciado suas obras na Fonte Nova, em Salvador; no Maracanã, no Rio de Janeiro; e na Arena Recife.

Assim, terá passado por erros e acertos, o que poderia tornar o projeto do Corinthians mais acelerado, com prazos comprimidos. Muitos sonham que o estádio possa ser inaugurado em 2012, mas os envolvidos preferem não trabalhar com esta data no cronograma oficial.

O terreno que pertence ao Corinthians tem aproximadamente 198 mil metros quadrados. Nele haverá o estádio, área de convivência e estacionamento para 2.200 carros. Logo ao lado do terreno existe um espaço de 90 mil metros quadrados que é da prefeitura. Há espaço para mais 3.000 vagas de estacionamento, mas essas conversas ainda não foram feitas entre o clube e o governo municipal. Vale informar que, para a Copa do Mundo, a Fifa sempre prefere o uso de transportes coletivos para a chegada ao estádio a fim de não congestionar as vias de acesso.

O Corinthians já tinha tudo acertado para fazer o estádio para 48 mil pessoas. Só que para ter a abertura da Copa, terá de ampliar essa capacidade. A discussão é sobre quem vai bancar esse custo adicional, pois o Corinthians não tem interesse em arcar com isso. O governo paulista avisou que não dará um centavo. Assim, a Fifa deve ajudar, como fez em outras Copas.

Fonte: A Tarde

Acordos trabalhistas poderão ser feitos durante esta semana

Quem possui ação trabalhista na Justiça e pretende fazer acordo com o empregador tem a oportunidade de antecipar o julgamento do processo a partir desta segunda-feira, 30. Os juízes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) realizarão, em regime de plantão, conciliações de ações que tramitam nas varas da capital a fim de agilizar as sentenças. A medida faz parte da Semana Regional de Conciliação, que segue até 3 de setembro.

Para participar, basta as partes interessadas em um acordo comparecerem espontaneamente à sede do TRT, no Comércio, acompanhados de seus advogados. Poderão participar pessoas com processos de todas as varas, independentemente da fase em que se encontrem.

Os interessados também podem se inscrever, antecipadamente, na vara em que o processo tramita por meio de petição ou pelo formulário eletrônico disponível no site.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, o juiz da 13ª vara do TRT, Gilmar Carneiro, a conciliação é a forma mais simples e econômica de solucionar a reclamação trabalhista. Auxiliadas pelo juiz, as partes finalizam o processo da melhor forma possível. “É uma oportunidade para que empregador e trabalhador conciliem-se amigavelmente” afirma.

Ainda segundo ele, o plantão tem por objetivo acelerar os processos que tramitam na Justiça, famosa pela lentidão dos julgamentos. “Há casos que demoram até 15 anos para serem julgados, muitas vezes, apenas pela falta de um juiz” relata Carneiro.

O atendimento será feito nos dois turnos – das 9 às 12h e das 13h30 às 16h – , na sala de audiências da Central de Execuções, que fica no 4° andar do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, na Rua Miguel Calmon, nº 285, no bairro do Comércio.

Primeira
O plantão faz parte da Semana de Conciliação, celebrada pela Justiça Trabalhista do Estado anualmente. No ano passado, foram realizadas três semanas de conciliação, entre junho e dezembro. No total, foram feitos 4.426 acordos, com pagamentos na ordem de R$ 65 milhões.

Esta é a primeira seção de conciliação que ocorre este ano e, segundo a assessoria de comunicação do TRT, não há previsão de novas ações do Tribunal em 2010. A expectativa é que ocorra a Semana Nacional de Conciliação, ainda este ano, com participação dos órgãos da Justiça, como TRT. No entanto, não há data definida para que o evento ocorra.

Fonte: A Tarde

Médicos cirurgiões cardiovasculares e torácicos suspendem atendimento pelo SUS

Médicos cirurgiões cardiovasculares e torácicos suspendem o atendimento pelo SUS na Bahia a partir de hoje. Eles querem o reajuste do valor dos honorários e melhoria na estrutura dos serviços cirúrgicos. Segundo os médicos, só as cirurgias eletivas, aquelas que já foram agendadas, estão suspensas. As de urgência e de emergência ficam garantidas. O protesto é nacional e por tempo indeterminado.

Fonte: Correio 24 Horas

Pioneira da inclusão social de cegos morre aos 91 anos

A professora Dorina de Gouvêa Nowill, uma das maiores ativistas pela inclusão dos deficientes visuais no País, morreu ontem aos 91 anos. Segundo informações de familiares, ela estava internada havia cerca de 15 dias no Hospital Santa Isabel, na zona oeste, para tratar uma infecção, mas acabou sofrendo parada cardíaca. O velório deve ser realizado hoje na sede da fundação que leva seu nome.

"Foi uma morte praticamente natural", afirmou seu filho Alexandre Nowill, que também era seu médico. Dorina, que era casada com Edward Hubert, deixa outros quatro filhos - Cristiano, Denise, Dorininha e Márcio Manuel -, além de 12 netos.

A professora ficou cega aos 17 anos por causa de uma doença que os médicos nunca conseguiram entender. Decidiu então dedicar a vida à luta pela inclusão de pessoas na mesma condição.

Com um grupo de amigas, criou em 1946 a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que em 1991 recebeu seu nome. Junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos foi uma das pioneiras na produção de livros em Braille, na distribuição gratuita dessas obras para deficientes visuais e no desenvolvimento de técnicas mais modernas para que o cego consiga ler - como livros falados e vozes sintetizadas no computador.

Fonte: A Tarde

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?