sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hospital da Criança é apresentado à sociedade em Feira de Santana

Para apresentar o Hospital Estadual da Criança (HEC) à sociedade, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, participou nesta sexta-feira (20), em Feira de Santana, de uma visita à unidade hospitalar. Líderes comunitários, religiosos e demais representantes da sociedade conheceram a estrutura da unidade, além de saberem sobre os atendidos que serão oferecidos à população.

"Tem muitos serviços que dizem respeito à pediatria e quando os jovens atingem 14 anos deixa de ser atendido. No HCE os atendimentos irão até 18 anos", esclareceu o secretário Jorge Solla.

A previsão é de que o Hospital Estadual da Criança esteja aberto à população ainda este mês, com serviços nas áreas de traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, atendimento às urgências e emergências clínicas, entre outras especialidades. Inicialmente, o HCE vai funcionar com 150 leitos, dos quais 30 serão de UTI e 20 de SemiUTI.

O HCE está localizado em uma área próxima ao Hospital Clériston Andrade, que passou por reformas e segundo Solla, será ampliado. Nas imediações dos dois hospitais, uma unidade de Pronto Atendimento também está em fase de implantação.

Fonte: Agecom

Eleitor pode buscar atendimento aos sábados

A Central de Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e seus respectivos postos de atendimento instalados nos SACs Barra, Iguatemi, Comércio, Cajazeiras e Periperi funcionarão nos próximos dois sábados deste mês (21 e 28). Tanto na CAP quanto nos postos dos SACs o funcionamento será das 8 às 13 horas.

A segunda via do título eleitoral é o principal serviço a ser prestado e pode ser obtida até o dia 23 de setembro. Vale lembrar que, a partir desta eleição, o eleitor só poderá votar apresentando o título e um documento de identificação oficial com foto. A exigência da apresentação dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Setembro
No próximo mês, o atendimento será aos sábados e domingos, também das 8 ás 13 horas. No interior do Estado, o SAC funcionará durante o final de semana apenas no dia 19 de setembro (domingo).

Trens do metrô são transportados para Salvador hoje

Os trens serão transportados pela BR-324 acompanhados pela PRF  


Após permanecerem um ano e nove meses no armazém da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), no CIA, os seis trens do metrô começam hoje a ser transportados para os trilhos. Eles serão levados em três carretas especiais, trazidas de Recife, capazes de suportar o peso de 44 toneladas de cada vagão. Cada carreta pode levar um vagão e a estimativa é que a operação dure oito dias. Os trens saem do armazém da Eadi nas primeiras horas da manhã, mas a previsão de chegada no canteiro de obras do metrô na Rótula do Abacaxi é às 10h, já que, por causa do peso dos trens, as carretas trafegam em baixa velocidade. A viagem será será feita pela BR-324, com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O secretário municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), Euvaldo Jorge, garante que a operação não causará transtornos ao trânsito da cidade, uma vez que o canteiro de obras na Rótula do Abacaxi está próximo ao acesso à BR-324.“Não haverá nenhum impacto ao trânsito da cidade”, afirma.

Fonte: Política Livre

Campanha de vacinação animal começa dia 23

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal será iniciada, na segunda-feira (23), em todo o estado, numa iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde. A campanha, que vai até 23 de setembro, tem como principal objetivo eliminar os casos de raiva humana oriundos da raiva canina e felina, vacinando no mínimo 80% da população animal.

De acordo com dados do GT-Raiva da Sesab, o registro do último caso de raiva humana na Bahia foi em 2004, em Salvador. Este ano, até agora, foram diagnosticados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 30 casos de raiva animal em outras espécies, como bovinos, raposas e morcegos. No ano passado, foram registrados cinco cães positivos, sendo três na Região Metropolitana de Salvador, um em Ribeira do Pombal e um na região de Juazeiro.

Durante a campanha, a Sesab estima vacinar 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos. Técnicos do GT-Raiva advertem que a vacinação é indiscriminada e que devem ser imunizados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Todos os cães e gatos que já receberam a primeira dose devem tomar um reforço vacinal com 30 dias. Com relação ao cartão de vacinação, ele deve ser guardado pelo proprietário do animal e apresentado durante a imunização.

Fonte: iBahia

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?