
A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil diz que:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em base de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública".
Insultos nas escolas. Decisões de contratação e demissão no local de trabalho. Cobertura seletiva dos crimes pelos meios de comunicação social ou pela polícia. Desigualdade na prestação de serviços públicos. É inegável: o tratamento injusto de grupos étnicos ou raciais é comum em nossa sociedade, sendo frequentemente aceito passivamente. A intolerância aprende-se e, portanto, é possível desaprendê-la. A educação tem um papel fundamental, já que pode favorecer a tomada de consciência e cultivar a tolerância, devendo começar em casa, continuar na escola e ser integrada ao discurso político.