segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Demolição começou pela praia do Flamengo

Para não ser acusada de elitista, a Prefeitura começou a executar o que manda a ordem da Justiça Federal de demolir todas as barracas de praia da orla de Salvador pela área mais nobre. Na manhã desta segunda-feira (23), equipes da Sucom, com apoio das Polícias Militar e Federal, estiveram primeiramente em Ipitanga, segundo Alan Rabellato, presidente da associação dos barraqueiros, mas houve resistência dos trabalhadores que montaram barricadas de isolamento e se colocaram à frente das máquinas. O grupo então decidiu, ainda segundo Rabellato, começar os trabalhos pela Praia do Flamengo, onde os barraqueiros já haviam desocupado estabelecimentos como a Barraca do Lôro, Marguerita e Cancun. Por terem estrutura de esgotamento sanitário, estas barracas tentaram firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como o Ministério Público Federal e Justiça, mas não obtiveram resposta a tempo de evitar as demolições.Informações do Correio.

Fonte: Bahia Notícias

Salvador tenta sediar abertura da Copa 2014

A demora na definição sobre qual será o estádio de São Paulo na Copa do Mundo 2014 acompanha as dúvidas sobre se o principal estado do país terá capacidade de sediar a abertura da competição. Nesta brecha, Salvador articula, nos bastidores, para se tornar a segunda opção da Fifa, caso os paulistas não consigam resolver seus problemas. No próximo domingo (29), quando o anel superior da Fonte Nova será implodido, o secretário de Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Ney Campello, entregará ao presidente do Comitê Organizador Brasileiro, Ricardo Teixeira, uma carta de intenções. No documento, o projeto detalhado contemplará mudanças para ampliar a capacidade do estádio. Como a nova Fonte Nova, assim como a antiga, tem formato de ferradura, “para ampliar a capacidade do estádio de 50 para 60 mil como exige a Fifa para a abertura, já encomendamos da empresa suiça Nussli um projeto com estruturas móveis”, admite Campello, acrescentando que outras mudanças teriam que ser feitas no centro de imprensa. Ele assegura que o número mínimo de leitos para turistas, capacidade de operação do aeroporto internacional e o projeto de mobilidade urbana já são suficientes para a abertura.

Fonte: iBahia

Vacinação de cães e gatos é mantida

Apesar das notícias sobre mortes de animais em outros três estados, supostamente causadas por reações adversas à vacina antirrábica, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) manteve para esta segunda-feira (23) o início da mesma campanha em Salvador e nos 416 municípios do interior. Em nota, o Ministério da Saúde disse não haver evidências que justifiquem qualquer interrupção. O número de problemas registrados, assegura o Ministério, é muito baixo. Num total de quase 310 mil animais vacinados, houve comunicação de oito mortes. Segundo a Sesab, a meta é vacinar 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos. As vacinas serão aplicadas nas unidades de saúde dos municípios, nas zonas urbanas e também de casa em casa. Em Salvador, mais de cem postos de saúde estarão disponíveis. Informações do Correio.

Fonte: Bahia Notícias

Projeto da Fonte Nova tem avaliação positiva de Comitê Federal

O projeto e andamento das obras da Fonte Nova foram bem avaliados em reunião do Comitê Gestor do Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Realização da Copa do Mundo de 2014, realizada na quinta-feira (19), em Brasília.

“A avaliação das várias instâncias de Governo que integram o Comitê é que a Bahia está indo muito bem no desenvolvimento do projeto de arena, cumprindo todas as demandas”, informou o secretário de Trabalho e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, presente à reunião.

Segundo ele, até 2 de setembro estará equacionado o financiamento de R$ 400 milhões junto ao BNDES. “Com a finalização e assinatura deste contrato, o Governo do Estado cumpre mais uma etapa importante da obra da Fonte Nova, que começa uma nova fase a partir do dia 29 de agosto, data marcada para a implosão do anel superior”.

Convocado pela Casa Civil da União, o encontro reuniu representantes dos quatro estados do Nordeste que irão sediar a Copa de 2014 – Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará – e teve o objetivo de fazer um balanço da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo FIFA 2014, referente às obras em portos e aeroportos nas cidades-sede, projetos de estádio e de mobilidade urbana.

O Comitê Gestor do Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Realização da Copa do Mundo de 2014 é formado por vários Ministérios e órgãos governamentais, e tem a coordenação do Ministério do Esporte.

Fonte: Agecom

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?