segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água




Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, certo? Parece um absurdo falar em crise da água? Pois vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.

Em dezembro de 1992, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU declarou que, a partir de 1993, o dia 22 de março de cada ano marcaria a celebração do Dia Mundial da Água. Essa decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21, que define como objetivo geral assegurar a manutenção da oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta e a preservação das funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas. Todos os anos a ONU define um tema para ações e reflexão dos estados membros. Em 2010, o tema do Dia Mundial da Água é “Água Limpa para um Mundo Saudável”.


O Brasil tem um importante papel nesse problema, pois o país representa a maior reserva de água doce da Terra, com 12% do total mundial. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte e tome atitudes no cotidiano que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Links interessantes:

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?