Será lançado nessa quinta-feira, 07, na Praça da Sé, em Salvador, o projeto da Coelba em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) Educação com Energia. A iniciativa consiste em ensinamentos sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica, ensinado de uma forma lúdica e interativa, com recursos multimídia, palestras e experimentos. A forma como isso vai acontecer é inovadora: o caminhão da Educação com Energia, adaptado para o desenvolvimento de ações pedagógicas, se transforma numa sala de aula climatizada, com recursos tecnológicos avançados para atender alunos e professores de uma forma dinâmica e atrativa.
O lançamento terá a presença de Marcelo Corrêa, presidente do Grupo Neoenergia, holdingda Coelba; Moisés Sales, presidente da distribuidora, e Osvaldo Barreto, secretário de Educação do estado. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia vai investir cerca de R$ 1,5 milhão na iniciativa, que integra o Plano Anual de Eficiência Energética da concessionária.
A ação educativa inicialmente passará por 100 escolas, atendendo cerca de 20 mil estudantes e 500 educadores. As visitas já começam no dia 19 deste mês, e o primeiro destino a ser visitado é o município de Brumado, local em que serão visitadas 20 escolas. Na continuidade do itinerário, estão as cidades de Itabuna, Porto Seguro e Salvador. Segundo a assessoria de comunicação da Coelba, a partir do contato da companhia com as secretarias de educação de outras cidades do estado, mais municípios entrarão no projeto, que segue até o final de 2011.
Dentre os recursos tecnológicos do caminhão da Educação com Energia, estão iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D), telões de LED, monitores touchscreen(sensíveis ao toque), entre outros. A unidade móvel também levará alguns experimentos do Museu de Eficiência Energética da Coelba, como a Casinha Eletrificada, plataforma que simula o consumo energético de uma residência.
O projeto, além de capacitar alunos com apresentações e oficinas, vai permitir que professores atuem como multiplicadores das práticas de eficiência energética. Os docentes terão aulas sobre Economia de Energia, Preservação Ambiental e Segurança e Eletricidade. A Coelba vai disponibilizar os recursos necessários para a formação, a expemplo de publicações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), cartilhas, folders e vídeos educativos.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Coelba, o material didático será doado para as escolas, e ficará à disposição nas bibliotecas e instituições.
| Serviço |
O quê: Projeto Educação com Energia
Quando: A partir de 19 de outubro. Lançamento nesta quinta-feira, 07 de outubro, às 10h
Onde: Em 2010, as cidades confirmadas são Brumado, Itabuna, Porto Seguro e Salvador.
Lançamento acontece na Praça da Sé