quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Presidenciáveis participam de primeiro debate na TV



Começa nesta quinta-feira (5) a série de debates entre os candidatos à Presidência da República. O primeiro round é na TV Bandeirantes, a partir das 22h. O encontroo deverá ser marcado pela polarização entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Ainda participam a candidata do PV, Marina Silva, e o representante do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. Baseada na legislação eleitoral, a emissora excluiu cinco candidatos, cujos partidos não têm representação no Congresso. O programa tem duração prevista de duas horas e 15 minutos. Os candidatos ficarão de pé, em púlpitos. No centro, estará o mediador do debate, o jornalista Ricardo Boechat. Diferentemente do debate de 2006, a Bandeirantes este ano não dividirá a tela com imagens de dois candidatos, para que o eleitor possa acompanhar quem está perguntando e quem terá de responder. O acerto foi feito com representantes das campanhas. A Band não informou quem fez a exigência.

Fonte: Bahia Notícias

Comitê da Copa cria sistema para monitorar estádios

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) criou um sistema para acompanhar e monitorar as obras nos estádios do evento. O mecanismo vai ser colocado em prática daqui a três meses. Cada um dos locais definidos para receber jogos estará "vigiado" 24 horas por dia, trabalho que será realizado com câmeras espalhadas estrategicamente.

Na sede do COL, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, uma sala de controle vai comandar todo o processo. "Vamos estar atentos a cada detalhe das obras e isso vai ser feito diariamente, com pessoal especializado, até que as reformas ou construções de estádios sejam concluídas", disse o presidente do COL e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. 

As câmeras, móveis, transmitirão imagens online, via internet, captadas a princípio, pela Fifa, COL, comitês das 12 sedes e as três esferas de governo envolvidas com a Copa do Mundo. Haverá outros níveis de acesso - estão ainda em estudo, incluindo a possibilidade de estendê-lo ao público em geral. "Se a Fifa, por exemplo, quiser saber como estão as obras no estádio X, não vai ser preciso pedir relatório, nem perder tempo com outras etapas. Teremos tudo atualizado sempre, com as imagens em tempo real à disposição", comentou Carlos de La Corte, consultor-técnico do COL para estádios.

VIGILÂNCIA - De acordo com Teixeira, o sistema permitirá que a Fifa e o COL tenham informações técnicas com rapidez, "para saber se o projeto aprovado é o que está sendo tocado e também se as obras seguem o cronograma apresentado". O dirigente explicou que a iniciativa não é abrangente a outras demandas do Mundial. "Estamos falando de estádios, e não de obras de infraestrutura, de transporte, de aeroportos".

Para interagir com o COL, os comitês terão de dispor, em cada estádio, de um escritório com engenheiro ou arquiteto, uma central de recepção de imagens, uma sala de vídeo e teleconferência, além de vários equipamentos, como rádio, laptop e impressora. O sistema também prevê uma medição automática do "desempenho de cronograma", que, baseado em dados sobre o projeto, poderá confrontar a previsão inicial de conclusão das obras com a do instante da consulta.

Fonte: A Tarde Online

Trens do metrô serão colocados nos trilhos dentro de 10 a 15 dias, diz prefeito

O Prefeito João Henrique informou, durante solenidade realizada na Sala de Reuniões da Governadoria nesta quarta-feira (4), que os seis trens do metrô, adquiridos pelo Governo da Bahia em 2008, serão colocados nos trilhos em um prazo de 10 a 15 dias. Hoje, o documento de transferência dos equipamentos foi entregue ao prefeito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro.

Os testes e experimentos dos equipamentos serão realizados logo depois da colocação nos trilhos. Paralelamente, haverá a qualificação de profissionais que vão trabalhar no metrô, definidas as tarifas e o processo de operação. Desde que foram adquiridos, os trens estavam armazenados em um galpão em Pirajá.

De acordo com o secretário Cícero Monteiro, no projeto do metrô, o Estado era responsável pela compra dos trens. Segundo a Agecom, cada equipamento possui quatro vagões, todos com ar condicionado, isolamento acústico e capacidade para até 1.250 passageiros. Eles foram fabricados pela empresa coreana Rotem e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda. O investimento do Governo com a aquisição e armazenamento dos trens foi de R$ 125 milhões.

Fonte: Correio 24 Horas

Transplantes crescem 16% no País no primeiro semestre

O Brasil realizou 2.367 transplantes de órgãos no primeiro semestre. Recorde, o número é 16,4% maior que o registrado em igual período de 2009. O desempenho é comemorado pelo Ministério da Saúde, que atribui o avanço à melhor capacitação dos profissionais do setor. Apesar da alta, os procedimentos seguem concentrados: São Paulo tem 52% de todas as ocorrências e, juntos, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm outros 20%. Enquanto isso, Amazonas, Goiás e Rondônia não tiveram nenhum órgão transplantado.

Dados do Ministério da Saúde mostram que os procedimentos contemplaram praticamente todos os órgãos. Mais da metade dos casos foi com transplante de rim: 1.486 brasileiros recebem esse órgão nos seis meses. O número cresceu 21% se comparado ao ano passado. Em seguida, o fígado teve 663 ocorrências, com aumento de 36%. Já o coração teve um caso a menos na comparação com o 2009 e somou 99 procedimentos.

"Os números mostram o resultado da capacitação do pessoal envolvido como as equipes hospitalares, em especial das UTIs, e das centrais de transplantes", diz o secretário nacional de atenção à saúde, Alberto Beltrame. Uma das ações treinou equipes para a manutenção de pacientes em casos de morte encefálica. Outra foi a criação de organizações de procura de órgãos, entidades que fazem a intermediação entre centrais, hospitais e famílias.

Doadores – Para Beltrame, medidas como essas aumentaram o número de doadores, que avançou 17% e atingiu 963 no semestre. Com essa evolução, o Brasil atingiu a média de 10,06 doadores por milhão de habitantes. O número ainda é muito inferior ao observado em países desenvolvidos, como a Espanha que tem cerca de 35 doadores por milhão.

São Paulo, o estado com a melhor média brasileira, tem 22,7 doadores por milhão. "Há apenas quatro anos, o índice paulista estava em 11. Hoje, já dobrou. Por isso, nos faz imaginar que podemos chegar em pouco tempo a um patamar mais próximo de países como a Espanha", diz.

Enquanto algumas áreas caminham para indicadores europeus, alguns Estados simplesmente não têm transplantes. Em todo o semestre, Amazonas e Rondônia não tiveram nenhum doador e, por isso, nenhum procedimento. Mas o caso mais dramático é de Goiás, onde 13 pessoas doaram órgãos, mas nenhum dos órgãos foi aproveitado. O Estado ficou na lanterna do ranking de transplantes.

Vários fatores explicam o mau resultado de alguns Estados, como a capacidade de realizar o procedimento da rede hospitalar ou a inexistência da cultura de doação. "Hoje, todos os Estados já têm centrais de transplante, mas é preciso avançar", diz o secretário. Uma das ações para tentar melhorar o quadro é o acordo do Ministério com o Hospital Sírio Libanês para treinar equipes em áreas com poucos doadores e transplantados.

Fonte: A Tarde Online

Termina prazo para indeferir candidaturas

Nesta quinta-feira (5) termina o prazo que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem para indeferir candidaturas para todos os cargos disputados nessas eleições. O TRE baiano já indeferiu o registro de 27 candidaturas a deputado federal e estadual. Outros pedidos indeferidos entraram com recursos.

No balanço de candidaturas válidas, até o momento são 7 candidatos ao governo estadual, 11 candidatos a senador, 278 candidatos a deputado federal e 682 concorrentes às vagas para deputados estaduais. Nesta quinta o órgão se reúne para julgar os demais pedidos de registro.

Fonte: iBahia

Começa treinamento de mesários pela internet

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), através da Coordenadoria de Eleições (Coele), começa, na quarta-feira (4), o treinamento de mesários da capital para as Eleições 2010 pela internet.

O curso, que tem duração de 4 horas e é um projeto-piloto, traz o mesmo conteúdo das aulas presenciais e ficará disponível até a véspera da eleição, podendo ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora.

Os mesários receberam um código de acesso que foi enviado juntamente com as cartas de convocação através dos Correios. Com a senha em mãos, puderam acessar o site específico com o conteúdo e lá obter as orientações necessárias. Os membros das mesas receptoras de votos que preferirem o curso presencial poderão optar por esta modalidade.

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?