quarta-feira, 7 de abril de 2010

Salvador é eleita a cidade que menos respeita idosos em teste do "Fantástico"

A última edição do Fantástico, a revista eletrônica das noites de domingo da Rede Globo, fez um teste em quatro capitais brasileiras (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador) para ver em qual cidade os idosos são mais respeitados na hora de utilizar o transporte coletivo. Segundo o Estatuto do Idoso, pelo menos 10% dos assentos em trens, ônibus ou metrôs devem ser reservados para pessoas com mais de 60 anos. O resultado revelou que os baianos têm o pior desempenho no quesito "ceder o lugar para os idosos em ônibus e trens".

Em Salvador, a equipe do Fantástico acompanhou Seu Manoel dos Santos, um aposentado de 83 anos que sofreu com o pouco caso e a falta de bom senso dos passageiros nos trens soteropolitanos. O aviso de assento reservado não estava em lugar algum, e ninguém se mexeu. “Só teve uma criatura que me cedeu lugar e as outras ficaram espiando, sem nada fazer”, conta.

Nos ônibus, foi um tal de colocar a mão no rosto e olhar pela janela. Seu Manoel teve que criar coragem para pedir por uma gentileza, que na verdade é seu direito. Sentou em apenas três das cinco viagens. Na contagem final, Seu Manoel só conseguiu que oferecessem um lugar para ele em apenas quatro dos dez trajetos feitos nos trens e ônibus.
 
Esse resultado é mais um indício alarmante de que o Brasil não está se preparando como deve para um dado que, em breve, será uma realidade: daqui a 20 anos, a população de idosos no país vai ser maior do que a de jovens adultos. De cada quatro brasileiros, um terá mais de 65 anos. O Estatuto do Idoso, criado em 2003 pelo Congresso Nacional, representou um importante passo, mas é preciso pôr em prática mais ações efetivas que beneficiem a qualidade de vida dessa parcela da população.

Clique aqui para ver a matéria completa.

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?