segunda-feira, 5 de abril de 2010

Começa terceira etapa da vacinação contra a gripe H1N1


A partir de hoje (5), adultos com idade de 20 a 29 anos devem se vacinar contra a influenza A (H1N1). Esta é a terceira etapa da vacinação, que prosseguirá, para este grupo, até o dia 23. De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab), a meta é imunizar cerca de 2,8 milhões de pessoas. Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave, causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o país.

Dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que, na Bahia, 321 mil pessoas já foram imunizadas, números abaixo do esperado. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, um dos problemas enfrentados no avanço da vacinação são as falsas contra-indicações. "Ainda existem algumas pessoas que estão disseminando que a vacina faz mal, e isso não é verdade", afirmou Fátima Guirra.

A coordenadora ainda explica que, quando acontecem, os efeitos adversos são apenas locais como calor e rubor. "Estamos trabalhando com vacinas seguras, com alto poder de proteção e baixa possibilidade de eventos adversos pós-vacinais" comentou Guirra. Ela ainda aponta que já foram milhões de pessoas vacinadas no mundo, sem nenhum registro de reações graves.

As pessoas que fazem parte do público alvo das duas primeiras etapas da campanha (trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos, com exceção dos idosos a partir dos 60 anos), que não se vacinaram, podem se vacinar mesmo fora do período estabelecido.

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?