sexta-feira, 30 de julho de 2010

Justiça Eleitoral convoca mesários até hoje

O último dia para a Justiça Eleitoral anunciar a realização de audiência pública para nomear os mesários que irão trabalhar nas próximas eleições é esta sexta-feira (30).

Geralmente, os mesários são escolhidos entre universitários, professores e servidores da justiça. Na Bahia, serão necessários cerca de 30 mil para o trabalho.

Quem não for convocado, mas quiser atuar mesmo assim, pode se inscrever como voluntário. Para isso, o interessado deve procurar um cartório eleitoral. Antes, é necessário o preenchimento do formulário.

Fonte: iBahia

IFBa Iscreve para especialização técnica

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa) oferece vagas gratuitas para curso de pós-graduação técnica em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). São oferecidas 40 vagas para profissionais e pessoas que concluíram cursos técnicos nas diversas áreas de conhecimento de setores ligados à realidade industrial e de serviços.

As inscrições acontecem até 6 de agosto no campus de Salvador, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Instituto, no bairro do Barbalho, de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h. A taxa de inscrição custa R$ 50. A seleção será realizada por análise de Curriculum Vitae e da carta de intenção. O curso tem carga horária em sala de aula de 374 horas.

Fonte: iBahia

Uso contínuo de celular é risco para os ouvidos

O uso constante do celular durante o período de quatro anos parece estar associado com o aumento na chance de desenvolver zumbido continuo no ouvido, segundo um pequeno estudo feito na Universidade de Viena, na Áustria, publicado no Occupational and Environmental Medicine.

Os pesquisadores compararam 100 pacientes que sofriam com zumbido crônico com 100 pessoas sem essa complicação, dividindo-os em grupos de acordo com o sexo e idade. Praticamente todos os pacientes usavam celulares, mas apenas 84 estavam usando o telefone quando os primeiros sintomas apareceram. Os resultados mostraram que aqueles que usam o celular 10 minutos por dia e fizeram isso por no mínimo quatro anos têm 70% mais chances de desenvolver zumbido no ouvido do que os pacientes que não usavam tanto o aparelho ou que ainda não tem um celular há tanto tempo.

Eles sugerem que a possível explicação para essa ligação entre o celular e o zumbido seja o afunilamento de toda a energia gerada pelo telefone no canal auditivo, e que os ossos do ouvido acabam absorvendo todo esse impacto. Para chegar aos resultados, os pesquisadores aplicaram um questionário aos participantes que incluíam perguntas sobre o tipo de telefone que mais usavam, a duração média das ligações, a quantidade de tempo gasto diariamente no celular, qual ouvido que mais usavam durante a conversa e o local onde moravam, já que o sinal dos aparelhos móveis fica mais forte em áreas rurais.

Os cientistas dizem que a maioria das pessoas usa o celular mais do que o necessário, e que se estendem muito na duração das ligações e por isso acabam tendo problemas. O número de pacientes diagnosticados com esse distúrbio também está crescendo, chegando a 15% da população mundial.

Fonte: Tribuna da Bahia

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?