Os moradores do distrito de Maragogipinho, localizado no município de Aratuipe, tiveram a oportunidade de participar da primeira ação do Programa de Orientação a Arte e ao Serviço Social de Maragogipinho (PROMAR): o curso de formação de projeto e noções de processo legislativo. A iniciativa do assessor Luis Carvalho, que contou com o apoio do deputado Ivo de Assis, procurou levar para a comunidade do interior baiano algumas noções do funcionamento do poder legislativo que podem ajudar o cidadão comum a defender a melhoria da qualidade de vida no lugar onde vive.
O curso, que teve duração de 40 horas, explicou alguns conceitos como os diferentes tipos de leis, emendas, decretos, resoluções, além de oferecer uma parte prática em que os alunos puderam aprender a construir um projeto. No encerramento, cada um apresentou o projeto que preparou como trabalho final diante de uma plateia formada pelos colegas, amigos e familiares.
Ao analisar o resultado do curso, Luis Carvalho faz uma avaliação positiva do trabalho realizado, especialmente ao falar sobre os projetos de seus alunos, como o de Ancelmo do Rosário Maltez, que elaborou um projeto de esgotamento para o distrito. “O município necessita de mais ações como essa para poder ocupar o merecido de destaque que merece por seu valor cultural”, comentou o assessor.
O assessor Luis Carvalho ao lado do aluno Ancelmo Rosário Maltez