quinta-feira, 15 de julho de 2010

Maragogipinho recebe curso de formação de projeto e noções de processo legislativo

Os moradores do distrito de Maragogipinho, localizado no município de Aratuipe, tiveram a oportunidade de participar da primeira ação do Programa de Orientação a Arte e ao Serviço Social de Maragogipinho (PROMAR): o curso de formação de projeto e noções de processo legislativo. A iniciativa do assessor Luis Carvalho, que contou com o apoio do deputado Ivo de Assis, procurou levar para a comunidade do interior baiano algumas noções do funcionamento do poder legislativo que podem ajudar o cidadão comum a defender a melhoria da qualidade de vida no lugar onde vive.

O curso, que teve duração de 40 horas, explicou alguns conceitos como os diferentes tipos de leis, emendas, decretos, resoluções, além de oferecer uma parte prática em que os alunos puderam aprender a construir um projeto. No encerramento, cada um apresentou o projeto que preparou como trabalho final diante de uma plateia formada pelos colegas, amigos e familiares.

Ao analisar o resultado do curso, Luis Carvalho faz uma avaliação positiva do trabalho realizado, especialmente ao falar sobre os projetos de seus alunos, como o de Ancelmo do Rosário Maltez, que elaborou um projeto de esgotamento para o distrito. “O município necessita de mais ações como essa para poder ocupar o merecido de destaque que merece por seu valor cultural”, comentou o assessor.


O assessor Luis Carvalho ao lado do aluno Ancelmo Rosário Maltez

Campanha de combate ao glaucoma começa hoje

Começa nesta quinta-feira, dia 15, a 7ª Campanha “Salvador Contra o Glaucoma”. O evento, que vai até amanhã, 16 de julho, é uma iniciativa da Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOFBA) para atender com exames gratuitos cerca de 2 mil pessoas acima de 45 anos. O atendimento será realizado por ordem de chegada e serão distribuídas mil senhas por dia.

No local (Largo do Bonfim, em frente à Igreja Nosso Senhor do Bonfim), além dos exames de pressão intra ocular (tonometria) e de fundo de olho (fundoscopia), para verificar se existe alguma alteração no aspecto do nervo ótico, os pacientes poderão assistir a um filme explicativo sobre o glaucoma e receber um certificado de participação.

Doença
O glaucoma é a segunda principal causa de cegueira no mundo. E especialmente entre a população negra e parda, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem mais tendência a desenvolver a doença.

Fonte: iBahia

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?