Enganam-se aqueles que pensam que o cuidado com os dentes das crianças só deve ter início quando balas, chocolates, refrigerantes e tantas outras tentações açucaradas começam a aparecer na vida dos pequenos. Na verdade, a higiene bucal deve começar muito cedo, ainda na fase da amamentação. Sem alguns cuidados, doenças podem aparecer e prejudicar o desenvolvimento sadio da dentição dos bebês.
Além da cárie de mamadeira, patologia bastante comum, podem ocorrer inflamações na gengiva, atrasos no desenvolvimento da arcada, envelhecimento precoce e anomalias na forma e no tamanho dos dentes. De acordo com Paulo César Ribeiro, dentista e mestre em Saúde Coletiva, estar atento para qualquer sinal de anormalidade na saúde bucal dos bebês é de fundamental importância.
“Os pais que perceberem qualquer diferença no desenvolvimento dos dentes do bebê devem procurar o pediatra ou o dentista para que seja identificado o problema”, alertou.
Cerca de 60% das crianças de zero a três anos de idade são acometidas pela cárie de mamadeira. A doença está relacionada à ingestão de líquidos açucarados durante a noite. Durante o sono e depois da mamada, o leite fica estagnado na boca da criança e a sua salivação diminui.
Esses fatores, associados a uma má higiene bucal, fazem com que a cárie se desenvolva rapidamente. Dentistas atentam ainda para o fato de que essa patologia além de muita dor, pode provocar mau hálito, problemas estéticos na arcada dentária e deficiência na mastigação e na fala, que podem dificultar, inclusive, a alimentação e, assim, o desenvolvimento saudável da criança.
“A prevenção é, sem dúvida, o mais indicado, além de mais barata é muito melhor que a intervenção”, afirmou Paulo César.
A limpeza da boca deve começar antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes, desde o nascimento do bebê. Durante a amamentação, os pais devem realizar a higiene bucal através da limpeza de gengivas, língua e bochechas com fralda ou gaze molhada em água filtrada após as mamadas.
Com o nascimento dos primeiros dentes, por volta do sexto mês de vida, a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Os dentistas indicam que aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares, a higiene deve ser realizada com uma escova dental infantil bem macia sem creme dental ou com um creme dental sem flúor.
O creme com flúor só deve ser utilizado a partir dos dois ou três anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.
É importante ressaltar ainda que a cárie é uma doença transmissível e pode ser transmitida diretamente de mãe para filho. Cuidados simples como não soprar a comida do bebê ou experimentá-la com o talher dele podem evitar a transmissão das bactérias causadoras da doença.
Em Salvador, a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia possui em suas instalações uma clínica especializada na saúde bucal de bebês e crianças, a Bebê-Clínica. Nela, as ações são voltadas especificamente à promoção, prevenção, recuperação, controle e manutenção da saúde bucal dos pequenos.
Fonte: Tribuna da Bahia