terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ministro aprova construção de palco no Pelourinho

A ordem de serviço para construção do Palco Articulado será assinada pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto, na quarta-feira (1º), às 11h, na Casa das Sete Mortes, no Centro Histórico de Salvador. O objetivo é montar um espaço para realização de shows e manifestações culturais.

A construção será realizada com recursos do Ministério do Turismo e do Governo do Estado, no Pelourinho. O ministro fará uma visita também as obras da Feira de São Joaquim e o galpão da Codeba, onde a feira funcionará provisoriamente.

Fonte: iBahia

Agência Móvel da Coelba chega em Caixa D'Água

A partir de segunda-feira, 30, até sexta-feira, 3, moradores da Caixa D´Água contarão com os serviços oferecidos pela Agência Móvel da Coelba.

Estarão disponíveis para a população serviços como parcelamento de débito, ligação nova, segunda via de conta de energia, cadastramento na Tarifa Social Baixa Renda, entre outros.

Os horários de atendimento serão das 8h30 às 16h30, na Praça Neves da Rocha.

Fonte: iBahia

Sobrepeso atinge metade dos adultos no país

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 49% dos adultos brasileiros está com excesso de peso. O resultado da pesquisa, intitulada “Antropometria e estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos no Brasil”, foi divulgado na última sexta-feira, 27, e revelou ainda que uma a cada três crianças também estão com sobrepeso.

O estudo do IBGE avalia o estado nutricional da população a partir da altura para cada idade, peso para cada idade e o Índice de Massa Corpórea (IMC) para cada idade - o índice é obtido com a divisão do peso em quilograma pela altura em metro quadrado. Foram entrevistadas mais de 188 mil pessoas de todas as idades, entre maio de 2008 e maio de 2009.

Fonte: iBahia

Shopping Center abre 39 vagas de emprego

Um shopping center da cidade acabou de abrir 39 vagas voltadas ao seu quadro operacional. Confira abaixo a relação completa das funções que estão sendo contempladas e os respectivos requisitos.

Recepcionista Atendente
Atuar prestando informações e tirando dúvidas
Ensino médio completo / Inglês fluente
Experiência mínima de seis meses em carteira
Cinco vagas

Bombeiro Civil
Prevenção e combate a incêndio / primeiros socorros
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Três vagas

Bombeiro hidráulico
Conservação e manutenção das redes de água e esgoto
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Duas vagas

Supervisor de estacionamento
Atendimento e orientação a clientes de shopping
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Duas vagas

Eletricista
Componentes e painéis elétricos / rede de fornecimento
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Quatro vagas

Inspetor de segurança
Ensino médio completo / curso de vigilante atualizado
Experiência mínima de seis meses atuando na área
18 vagas

Mensageiro
Entregas internas e serviços operacionais
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Uma vaga

Auxiliar de manutenção predial
Conhecimentos gerais em elétrica, hidráulica e pintura
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Uma vaga

Pintor
Conhecimento em pintura predial e afins
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Uma vaga

Soldador
Conhecimento em reparos com solda
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Uma vaga

Carpinteiro
Ensino médio completo
Experiência mínima de seis meses na função
Uma vaga

Os interessandos devem comparecer exclusivamente à unidade central do Sinebahia, na Avenida ACM, n° 3359. Serão necessários para o atendimento, os documentos de RG, CPF, carteira de trabalho e os comprovantes de residência e escolaridade.

Fonte: iBahia

Barracas: prefeito viaja para reunião em Brasília

As famílias de Salvador afetadas pela derrubada de 353 barracas da Orla de Salvador podem ter uma nova esperança. O prefeito João Henrique vai nesta terça-feira, 31, a Brasília para discutir a situação com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e representantes da Superintendência do Patrimônio da União e da Advocacia Geral da União.

A reunião está marcada para 10h. O prefeito João Henrique deverá viajar acompanhado de um representante dos barraqueiros.

Na passagem por Salvador na quinta-feira (26), Lula e João Henrique tiveram uma reunião reservada. O presidente afirmou que a retirada das barracas é uma ação nacional. “Não sou de largar companheiro na beira de estrada”.

Fonte: iBahia

G1 lista mitos sobre currículo; veja as verdades e mentiras

O currículo é o primeiro contato com a empresa na hora de se candidatar a uma vaga e, por isso, precisa deixar a melhor impressão possível para aumentar as chances de o candidato ser chamado para as próximas etapas de seleção.

O G1 ouviu os especialistas em recursos humanos Renato Grinberg, diretor da Trabalhando.com.br, Michele Demoni, gerente de relacionamento da Catho Online, e Sheila Barbosa, consultora de RH da Luandre, para esclarecer o que é mito, verdade ou meia verdade sobre ele.

Clique no link e confira seus conhecimentos sobre elaboração de currículo.

Fonte: Globo.com

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Banhistas reclamam da falta de estrutura

Com a demolição das barracas de praia, os banhistas soteropolitanos que foram curtir o fim de semana de sol nas praias passaram por situações incômodas muito mais relevantes do que a falta de peixe frito ou cerveja gelada. O primeiro fim de semana sem as cabanas deixou milhares de pessoas sem ter para onde recorrer na hora do aperto, pois a orla da capital não possui estrutura de banheiros públicos com capacidade para atender à população. Foi o que reclamou o cobrador de ônibus Genilson Vieira. “Tem que andar uma légua, ficou péssimo”, afirma. Para substituir as mesas e cadeiras dos antigos estabelecimentos, ambulantes alugaram os itens por R$ 3 a unidade, como a garçonete da antiga barraca Oxumaré, Elinalva Carvalho, no Farol da Barra, que além das cadeiras, tentava atrair os banhistas com um isopor para vender bebidas. “Sábado consegui vender duas caixas de latão, mas na barraca eram de 10 a 20 grades”, lamenta. No entanto, para o antigo gerente da barraca Paradiso, em Praia do Flamengo, Wellington Paixão, o movimento foi satisfatório. “O dinheiro está mil vezes melhor. Os grandões é que não vão querer queimar o pé na praia”, alertou.

Fonte: Bahia Notícias

Obra da Fonte deve começar em 40 dias


Se nenhum problema jurídico aparecer no caminho, em até 40 dias começará a obra da Arena Fonte Nova. A previsão, dada pelo presidente da Fonte Nova Negócios e Participações S.A., Dênio Cidreira, depende da liberação do alvará de construção emitido pela Sucom. De acordo com ele, o alvará já foi solicitado e foi apresentada à Sucom uma avaliação de impacto ambiental, concluída há cerca de um mês, que contempla o Estudo do Impacto de Vizinhança (EIV). “Se for preciso, faremos qualquer adequação. Estamos seguindo todas as questões legais”, disse. Sobre a falta de estudos de mobilidade, Cidreira ressaltou que a mobilidade no entorno da nova arena é de responsabilidade do poder público. O projeto, segundo ele, é flexível para ser adaptado ao que o governo apresentar como obras de melhoria da acessibilidade na região. 

Fonte: Bahia Notícias

Simm tem vagas para cursos grátis

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Trabalho (Senat) estão oferecendo 148 vagas para oito cursos profissionalizantes gratuitos para pessoas com deficiência. Entre os cursos, há vagas para operador de telemarketing, camareiro e vendedor. A carga horária é de 200 horas e as aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, com início previsto para setembro. Os alunos têm direito a vale-transporte e lanche. Os interessados devem se dirigir ao Simm do Comércio, levando Carteira de Trabalho, RG, comprovante de residência e de escolaridade.

Fonte: Correio 24 Horas

Obras de estádio corintiano só deverão começar em 2011

O anúncio oficial deverá ser feito apenas na terça-feira, na festa do centenário no Salão Nobre do Parque São Jorge. Mas ninguém esconde mais que o estádio do Corinthians em Itaquera está saindo do papel. As obras de construção, no entanto, começarão somente no próximo ano. Os trabalhos de terraplenagem estão sendo feitos na área onde fica o Centro de Treinamento do clube, com oito tratores trabalhando a todo vapor, segundo o próprio presidente corintiano Andrés Sanchez. Mas para levantar as arquibancadas e o restante também existe todo um trâmite burocrático.

Quando o terreno estiver pronto e a burocracia tiver liberado a documentação para o início das obras, os operários terão de 24 a 30 meses de trabalho. Se o prazo mínimo for cumprido, o estádio estaria apto a ser uma das sedes da Copa das Confederações, prevista para junho de 2013.

Especialistas avaliam que o campo deveria ficar pronto até fevereiro daquele ano para poder ser testado com calma antes do torneio que é uma espécie de prévia da Copa do Mundo e que deve ter de quatro a seis sedes. A maior aposta do Corinthians é com a parceira Odebrecht. Com experiência no ramo, a construtora já terá iniciado suas obras na Fonte Nova, em Salvador; no Maracanã, no Rio de Janeiro; e na Arena Recife.

Assim, terá passado por erros e acertos, o que poderia tornar o projeto do Corinthians mais acelerado, com prazos comprimidos. Muitos sonham que o estádio possa ser inaugurado em 2012, mas os envolvidos preferem não trabalhar com esta data no cronograma oficial.

O terreno que pertence ao Corinthians tem aproximadamente 198 mil metros quadrados. Nele haverá o estádio, área de convivência e estacionamento para 2.200 carros. Logo ao lado do terreno existe um espaço de 90 mil metros quadrados que é da prefeitura. Há espaço para mais 3.000 vagas de estacionamento, mas essas conversas ainda não foram feitas entre o clube e o governo municipal. Vale informar que, para a Copa do Mundo, a Fifa sempre prefere o uso de transportes coletivos para a chegada ao estádio a fim de não congestionar as vias de acesso.

O Corinthians já tinha tudo acertado para fazer o estádio para 48 mil pessoas. Só que para ter a abertura da Copa, terá de ampliar essa capacidade. A discussão é sobre quem vai bancar esse custo adicional, pois o Corinthians não tem interesse em arcar com isso. O governo paulista avisou que não dará um centavo. Assim, a Fifa deve ajudar, como fez em outras Copas.

Fonte: A Tarde

Acordos trabalhistas poderão ser feitos durante esta semana

Quem possui ação trabalhista na Justiça e pretende fazer acordo com o empregador tem a oportunidade de antecipar o julgamento do processo a partir desta segunda-feira, 30. Os juízes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) realizarão, em regime de plantão, conciliações de ações que tramitam nas varas da capital a fim de agilizar as sentenças. A medida faz parte da Semana Regional de Conciliação, que segue até 3 de setembro.

Para participar, basta as partes interessadas em um acordo comparecerem espontaneamente à sede do TRT, no Comércio, acompanhados de seus advogados. Poderão participar pessoas com processos de todas as varas, independentemente da fase em que se encontrem.

Os interessados também podem se inscrever, antecipadamente, na vara em que o processo tramita por meio de petição ou pelo formulário eletrônico disponível no site.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, o juiz da 13ª vara do TRT, Gilmar Carneiro, a conciliação é a forma mais simples e econômica de solucionar a reclamação trabalhista. Auxiliadas pelo juiz, as partes finalizam o processo da melhor forma possível. “É uma oportunidade para que empregador e trabalhador conciliem-se amigavelmente” afirma.

Ainda segundo ele, o plantão tem por objetivo acelerar os processos que tramitam na Justiça, famosa pela lentidão dos julgamentos. “Há casos que demoram até 15 anos para serem julgados, muitas vezes, apenas pela falta de um juiz” relata Carneiro.

O atendimento será feito nos dois turnos – das 9 às 12h e das 13h30 às 16h – , na sala de audiências da Central de Execuções, que fica no 4° andar do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, na Rua Miguel Calmon, nº 285, no bairro do Comércio.

Primeira
O plantão faz parte da Semana de Conciliação, celebrada pela Justiça Trabalhista do Estado anualmente. No ano passado, foram realizadas três semanas de conciliação, entre junho e dezembro. No total, foram feitos 4.426 acordos, com pagamentos na ordem de R$ 65 milhões.

Esta é a primeira seção de conciliação que ocorre este ano e, segundo a assessoria de comunicação do TRT, não há previsão de novas ações do Tribunal em 2010. A expectativa é que ocorra a Semana Nacional de Conciliação, ainda este ano, com participação dos órgãos da Justiça, como TRT. No entanto, não há data definida para que o evento ocorra.

Fonte: A Tarde

Médicos cirurgiões cardiovasculares e torácicos suspendem atendimento pelo SUS

Médicos cirurgiões cardiovasculares e torácicos suspendem o atendimento pelo SUS na Bahia a partir de hoje. Eles querem o reajuste do valor dos honorários e melhoria na estrutura dos serviços cirúrgicos. Segundo os médicos, só as cirurgias eletivas, aquelas que já foram agendadas, estão suspensas. As de urgência e de emergência ficam garantidas. O protesto é nacional e por tempo indeterminado.

Fonte: Correio 24 Horas

Pioneira da inclusão social de cegos morre aos 91 anos

A professora Dorina de Gouvêa Nowill, uma das maiores ativistas pela inclusão dos deficientes visuais no País, morreu ontem aos 91 anos. Segundo informações de familiares, ela estava internada havia cerca de 15 dias no Hospital Santa Isabel, na zona oeste, para tratar uma infecção, mas acabou sofrendo parada cardíaca. O velório deve ser realizado hoje na sede da fundação que leva seu nome.

"Foi uma morte praticamente natural", afirmou seu filho Alexandre Nowill, que também era seu médico. Dorina, que era casada com Edward Hubert, deixa outros quatro filhos - Cristiano, Denise, Dorininha e Márcio Manuel -, além de 12 netos.

A professora ficou cega aos 17 anos por causa de uma doença que os médicos nunca conseguiram entender. Decidiu então dedicar a vida à luta pela inclusão de pessoas na mesma condição.

Com um grupo de amigas, criou em 1946 a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que em 1991 recebeu seu nome. Junto com o Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, a Fundação Dorina Nowill Para Cegos foi uma das pioneiras na produção de livros em Braille, na distribuição gratuita dessas obras para deficientes visuais e no desenvolvimento de técnicas mais modernas para que o cego consiga ler - como livros falados e vozes sintetizadas no computador.

Fonte: A Tarde

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mães incentivam filhos a praticar esporte

Segundo o dicionário, esporte é o "conjunto de exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos, cuja prática obedece a certas regras precisas e sem fim utilitário imediato". Pois para as mães da Boca do Rio, o esporte, em especial o karatê, representa uma possibilidade de futuro melhor para seus filhos.

É o que pensa Maria Nilza Lima, mãe de Marcos Vinícius Lima, 11 anos, que há seis meses faz aulas de karatê. “É melhor estar na aula do que estar na rua. Conheço a escola e os profissionais. Aqui estamos seguros”, disse. Jucilene Barbosa, mãe de Yuri Barbosa, 6 anos, há dois meses no karatê, acredita que “só de tirar meu filho da rua, já me sinto melhor” e acrescenta: “nos dias em que tem aula, ele fica na expectativa de vir para escola”. Já Ana Paula Alves, mãe de Igor Alves, 11 anos, há cinco meses no curso, aliou o gosto pelo esporte do filho ao desejo de “tirá-lo do mau caminho” e ao objetivo de que Igor se enturmasse e se comunicasse melhor.

Sob orientação do assessor Édson Bonfim, o curso é oferecido em uma escola estadual do bairro, com apoio do Deputado Ivo de Assis, há três anos. Tempo suficiente para que o professor de karatê observasse a dedicação e o aproveitamento dos alunos que passaram em suas turmas. "Aqui, vejo mudança de comportamento, acompanho o crescimento físico e observo o interesse pelos estudos aumentar", conta. Inclusive, Rosimary Soares, mãe de Robert Soares, 10 anos, explica que, por motivos diversos, precisou tirar o filho do curso meses atrás, mas voltou atrás quando o garoto melhorou na escola. “Ele dizia que sentia falta das aulas e prometeu se dedicar mais aos estudos. Foi a maneira que encontrei de ocupar a mente dele com algo produtivo – e é algo de que ele gosta”, explica.

As mães também percebem essas mudanças e, por isso, incentivam os filhos a seguir adiante. Ana Paula Santos, mãe de Luan Campos, 9 anos, três anos de karatê, relata que o filho “era muito agressivo, brigava muito e que, por isso, ouvia muita reclamação da escola”. O garoto, que desde os seis anos freqüenta o curso, “está mais esforçado, as notas estão melhores”, narra, contente, a mãe. Vanuzia Ramos, mãe de Leonardo Davi, 8 anos, ressalta que, nesse um ano e meio em que o filho faz karatê “ele passou a se alimentar bem devido ao esporte – especialmente em dia de aula”. Luciana Sacramento, mãe de Wildson Luan, 6 anos, buscou uma maneira de ajudar o desenvolvimento do filho, já que “antes, ele era muito disperso. Agora, ele presta mais atenção e é mais cuidadoso”, constata a mãe que, há um ano e meio, acompanha o filho às aulas.

E não são só as mães que percebem as mudanças. Antony Carlos, 17 anos, que há cinco anos é aluno de Édson, é hoje monitor do curso e avalia a maneira como os mais jovens chegam ao curso: “alguns entram muito agitados e violentos, mas ficam mais tranqüilos com o passar do tempo”. Antony soube do projeto através do pai de um colega e relembra que “nem gostava muito de karatê”. “Eu também era muito traquinão e respondão. O esporte me ensinou a respeitar mais as pessoas, a ter uma postura mais séria e a melhorar minha educação”, pondera o jovem karateca.

O projeto desenvolvido pelo professor Édson funciona voluntariamente, nenhum aluno paga mensalidade, apenas o kimono – o que é ideal para a maioria das famílias. “Minha filha é apaixonada por esportes e eu acho que essa atividade a deixa mais responsável e atenta. No entanto, não tenho condições de pagar aula para ela”, expõe Antônia Lúcia dos Santos, mãe de Verônica Isabel Santos, 14 anos, uma das garotas que há seis meses freqüenta as aulas. Sílvia Azevedo, mãe de Guilherme Melo, 7 anos, faz coro: “meu filho está muito entusiasmado com o curso e, para mim, que não posso pagar, é o ideal”.

Confira o registro fotográfico da entrega do diploma de graduação que marcou o exame de faixa dos alunos (a Federação Baiana de Karatê acompanha o progresso dos alunos):

















 


CEF paga idenização por descumprir lei

Uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Pernambuco foi obrigada a pagar indenização por dano moral no valor de R$ 1 mil a uma cliente que não foi atendida no tempo máximo de 30 minutos estabelecido para as agências bancárias na Lei Municipal 4.434/2005. A cliente ficou mais de três horas na fila. Cabe recurso. Aqui em Salvador, a lei prevê que o atendimento seja feito em no máximo 15 minutos.

Fonte: Bahia Notícias

Projeto de lazer vai à Amaralina e Ogunjá

Localidades do Nordeste de Amaralina e do Vale do Ogunjá serão beneficiadas com o Programa Ruas de Lazer, da Prefeitura de Salvador. O evento, que acontece no sábado (28) e domingo (29), terá atividades recreativas, incluindo competições de voleibol, futsal, basquetebol e dominó, além de pintura e cama elástica.

No Nordeste de Amaralina, as atividades acontecem no Campo do Areal, e no Vale do Ogunjá são realizadas na Vila Viver Melhor. O evento é uma promoção do Serviço Integrado de Atendimento Regional de Brotas (Siga-Brotas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer.

Fonte: iBahia

Premiados, capoeiristas miram jogos euporeus

Depois de ganharem medalhas no 6º Campeonato Mundial de Capoeira, atletas da Associação de Capoeira Engenho, localizada em Vila de Abrantes, se preparam para jogos europeus de 2011. Segundo Antônio Marcos Reis, o 'Mestre Grandão', a previsão é de que a nova competição ocorra na França, no mês de junho ou julho.

O professor Edson Moura, o 'Baianinho', ficou com a 2ª colocação no Mundial de Capoeira. Já o Mestre Grandão conquistou o 3º lugar. A copoeirista Luciana de Freitas, 'Professora Girassol', foi a 3ª colocada da categoria principal feminina.

Essa foi a primeira vez que a Associação Engenho participou do evento, que aconteceu nas universidades Veiga de Almeida e na Federal do Rio de Janeiro. O encontro contou com 540 atletas de 15 países.

Fonte: iBahia

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TSE garante às pessoas com deficiência autonomia, independência e liberdade para fazer as próprias escolhas

Há um ano, em 25 de agosto de 2009, os eleitores portadores de necessidades especiais brasileiros foram presenteados com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York. Este tratado, que versa sobre direitos fundamentais, foi aprovado pelo Congresso Nacional e integra os direitos e garantias individuais inscritos em nossa Constituição Federal de 1988.

Ao considerar que as pessoas com deficiência devem ter a oportunidade de participar ativamente das decisões relativas a programas e políticas, inclusive aos que lhes dizem respeito diretamente, o governo brasileiro atribuiu a este documento internacional o status de norma constitucional. Portanto, os portadores de necessidades especiais agora têm seus direito assegurados pela própria Constituição brasileira.

Por sua vez, o Tribunal Superior Eleitoral tratou de garantir aos eleitores portadores de deficiências o pleno exercício do direito ao voto. A resolução 23.218/2010 apresenta dois artigos que visam auxiliar na superação das barreiras impostas pela deficiência.

Auxilio de pessoa de confiança
No artigo 51 é garantido ao eleitor portador de necessidades especiais o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral. A pessoa que prestar o auxílio poderá, além de entrar na cabina de votação, junto com o eleitor, digitar os números na urna.

Recursos auxiliares
Sistema de áudio, identificação em braile e a marca de identificação da tecla 5 são recursos auxiliares que a Justiça eleitoral coloca a favor dos eleitores que possuem deficiência visual, conforme o artigo 52 da resolução.

Seções especiais
Em 2002, o TSE editou a resolução 21.008/2002 que determinou a criação de seções eleitorais especiais destinadas a eleitores portadores de deficiência. Segundo a resolução, estas seções devem ser instaladas em locais de fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações, inclusive sanitárias, que atendam às normas da ABNT.

Os eleitores que desejam votar nestas seções especiais tiveram até o dia 5 de maio para solicitar a transferência. Entretanto, os eleitores portadores de deficiência que votarão em seções não adaptadas podem informar sua condição ao mesário de sua seção e solicitar auxílio.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Prefeitura lança concurso de redação

A Prefeitura Municipal de Salvador lança, nesta quinta-feira (26), um concurso de redação para alunos da rede municipal de ensino. Qualidade de Vida para Pessoas com Doença Falciforme é o tema dos textos que serão escritos pelos alunos concorrentes. O concurso faz parte da Campanha dos 100 Anos do Diagnóstico da Doença Falciforme, lançada nacionalmente no mês de junho.

Com o concurso, pretende-se levar a discussão sobre a doença falciforme para as escolas e famílias dos estudantes. O lançamento do concurso aconteceu às 9h, no Auditório do Anexo II da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), no Engenho Velho de Brotas.

Fonte: iBahia

Prefeitura propõe equipamentos provisórios para comércio na orla

Uma bolsa-auxílio e a instalação de equipamentos provisórios nas praias de Salvador podem ser as soluções emergenciais encontradas para diminuir a aflição dos cerca de três mil comerciantes que tiveram as barracas demolidas nos três últimos dias. A proposta será apresentada nesta quinta-feira, 26, pela prefeitura ao Governo Federal, que irá analisá-la e dar posicionamento no dia 8 de setembro.

Na quarta, 25, o prefeito João Henrique se reuniu com representantes da Secretaria do Patrimônio da União, do governo do Estado, do Ministério Público Federal e da Procuradoria da União da Bahia para discutir o assunto. Ele solicitou que os recursos para o auxílio, de valor não revelado, partam do Governo Federal. “O Governo Federal ainda vai nos responder se tem previsão orçamentária para isso”, declarou.

Já os equipamentos provisórios seriam instalados em harmonia com o meio ambiente e utilizados pelos comerciantes para geração de renda enquanto ocorre a discussão do projeto de revitalização da orla. A concretização do projeto dependerá da decisão de seis órgãos, entre federais e estaduais: Iphan, Ibama, Ministério Público Federal (MPF), Patrimônio da União, Advocacia Geral da União e Governo da Bahia. “A proposta é que comerciantes se instalem provisoriamente até que o projeto definitivo da orla seja analisado pelos órgãos”, disse.

O último projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), previa a instalação de 266 barracas nos calçadões e no canteiro central da orla da Avenida Octávio Mangabeira, mas foi devolvido à prefeitura pela Justiça, em 2009.

Uma comissão técnica encontrou irregularidades, como a ausência de propostas para coleta de lixo e de ligação com a rede de esgoto. “Não houve rejeição. Houve uma vontade de maior participação sobretudo do ponto de vista ambiental. A Justiça fez algumas ponderações”, afirmou o prefeito.

João Henrique espera que a audiência pública com a 13ª Vara Federal, que ordenou a demolição das barracas, aconteça no dia 16 de setembro, conforme foi anunciada e em seguida adiada por conta das férias da juíza Karin Weh de Medeiros, substituta de Carlos D‘Ávila Teixeira.

Fonte: A Tarde

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Primeira parcela do 13º dos aposentados é paga

A partir desta quarta-feira, 25, o Governo começa a pagar a primeira parcela do 13º salário para um milhão e meio de aposentados pensionistas do estado. O pagamento corresponde a 50% do valor do benefício.

A outra parcela deve ser paga entre o fim de novembro e o início de dezembro. Vale ressaltar que, os segurados que se aposentaram este ano ou que recebem auxílio doença não irão receber o valor integral do benefício.

Fonte: iBahia

Estão abertas inscrições para competição educativa

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do DeVry Contest, que acontece entre os dias 31 de agosto e 26 de setembro em Salvador. A competição pretende auxiliar estudantes na escolha da profissão e faculdade, aproximando inclusive pais e familiares.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 29 de agosto através do portal. Os interessados podem obter mais informações através do telefone (71) 3205-1706. O prêmio para as equipes vencedoras variam de R$ 1 mil a R$ 5 mil.

As atividades de experimentação e palestras irão permitir o desenvolvimento do aluno em habilidades cognitivas como relacionamento interpessoal, trabalho colaborativo, resolução de conflitos, negociação, liderança e criatividade. O evento é uma iniciativa do Grupo DeVry Brasil, através das Faculdades ÁREA1 e Ruy Barbosa.

Fonte: iBahia

Inscrição para curso de petróleo é prorrogada

As inscrições para a seleção do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) foram prorrogadas até o dia 12 de setembro. Beneficiários do Bolsa Família e pessoas inseridas no Cadastro Único tem até o dia 26 de agosto para fazer a inscrição sem pagar taxa.

Os cursos promovidos pela Petrobrás têm como objetivo formar profissionais qualificados para atender às demandas futuras da indústria nacional. No total, serão 27.915 vagas para cursos gratuitos em 13 estados. 

O candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos e preencher os pré-requisitos exigidos pelo curso. A inscrição pode ser feita no site da Prominp, ou nos postos de inscrição divulgados no edital.

Fonte: iBahia

Continuam incrições para cursos de formação

Continuam abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para as 1.283 vagas dos cursos de formação técnica geral. A formação é oferecida pelo programa de Formação Profissional do Planseq Bolsa Família – Governo Federal, Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Associação de Apoio Comunitário dos Filhos e Amigos da Fazenda Grande II (Acafag).

Os cursos gratuitos são para pedreiro-azulejista, pedreiro-gesseiro, pedreiro- reparador, pedreiro-pintor, encanador-eletricista, carpinteiro-armador e almoxarife. Os cursos contarão também com turmas femininas.

As inscrições são realizadas na sede da Acafag, que fica na Estrada do Coqueiro Grande, nº 126, Fazenda Grande – Cajazeiras, fundos da Policlínica Cajazeiras. Mais informações no Simm, na Cras e pelos telefones (71) 3305-0935 e (71) 3253-1807.

Fonte: iBahia

Surto de dengue assusta o sul do estado



O município de Ilhéus, no sul do estado, já registrou 1,4 mil casos de dengue clássica e 36 do tipo hemorrágica, de janeiro até agosto, com um caso fatal. Na avaliação da diretora da Vigilância Epidemiológica do município, Cássia Virgínia Brito, trata-se de mais um surto da doença que atinge a região. “Temos um surto menos grave, se comparado ao do ano passado, que nesse mesmo período já contabilizava 4.018 casos, mas é sempre preocupante porque já tivemos uma morte”, destaca. A maior dificuldade para a prevenção da doença é a resistência da população, que, mal informada, não permite que os agentes de combate a endemias adentrem em suas residências. Segundo Cássia Brito, além do trabalho normal dos agentes, nas áreas críticas, a Vigilância Epidemiológica está fazendo uma campanha agressiva de educação. A vizinha Itabuna já registrou 790 casos da doença em 2010, índice muito inferior aos cerca de 15 mil casos e 9 mortes registrados em 2008.

Fonte: Bahia Notícias

Justiça Eleitoral contará com 2,1 milhões de mesários

A Justiça Eleitoral contará nas eleições gerais deste ano com 2.181.622 mesários, distribuídos em todos os municípios do país e em 154 cidades no exterior, um aumento de 500 mil em relação às eleições municipais de 2008 que contaram com 1,6 milhão de pessoas convocadas e voluntárias trabalhando nas mesas de captação de votos e de justificativa eleitoral.

Deste total, 402.955 se inscreveram, voluntariamente, para prestar serviços nos dias de votação, e outros 2.200 trabalharão nas seções eleitorais instaladas no exterior, onde os brasileiros lá instalados poderão escolher seu candidato à Presidência da República. A Justiça Eleitoral disponibilizou cerca de 500 mil urnas para as eleições, incluindo as reservas, sendo que 550 serão utilizadas para votação no exterior.

Cada seção eleitoral é composta de um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente. Os mesários que compõem as mesas receptoras de votos são nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral e, entre estes, os diplomados em escola superior, os professores e os serventuários da Justiça.

O estado com maior número de mesários é São Paulo, com 459.105, uma vez que representa 22,3% do eleitorado brasileiro, com 30.301.398 pessoas habilitadas a votar. Em seguida vem Minas Gerais, com 180.950 mesários, a Bahia com 127.421 e o Rio de Janeiro com 120.985. As regras que disciplinam as atividades dos mesários estão na Resolução 23.218 do TSE.

Impedimentos e benefícios
Estão impedidos pela legislação eleitoral de serem nomeados como mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, assim como o cônjuge. Além deles, também é vedado o trabalho como mesário para os membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; os servidores da Justiça Eleitoral e os eleitores menores de 18 anos.

Sendo convocado pela Justiça Eleitoral ou inscrito voluntariamente, o mesário prestará um serviço público de grande relevância ao país. Desta forma, ele terá direito a dois dias de folga em seu trabalho (público ou privado) para cada dia dedicado à convocação da Justiça Eleitoral.

Mesário faltoso
O cidadão convocado para integrar mesa receptora de votos ou de justificativas que não comparecer ao local no dia e na hora determinados para a realização das eleições estará sujeito à multa (cerca de R$ 35), se não apresentar justificativa ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição. Se o mesário faltoso for servidor público ou autárquico, pode levar suspensão de até 15 dias no trabalho.

Fonte: TRE-Ba

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Eleitor tem um mês para pedir segunda via do título

Para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via (reimpressão) do documento, em qualquer cartório eleitoral do país. Com o objetivo de garantir o direito do voto de todos os cidadãos, em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral. A legislação anterior previa que quem estivesse fora do seu local de votação tinha somente até o último 4 de agosto para pedir a segunda via do título.

Só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Dois documentos
Na mesma sessão em que o TSE decidiu estender o prazo para pedido de reimpressão do título, o tribunal reiterou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. A exigência da apresentação dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Estão aptos a votar nessas eleições 135.804.433 brasileiros. No dia 3 de outubro, serão escolhidos o novo presidente da República (e seu vice), 27 governadores, 54 senadores (renovação de 2/3 do Senado Federal), 513 deputados federais e 1.069 deputados estaduais/distritais. Caso nenhum candidato a presidente ou a governador alcance a maioria dos votos válidos neste dia, haverá segundo turno no dia 31 do mesmo mês.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Mais de 200 municípios deixarão de receber livros didáticos em 2011

FNDE encaminha livros para todos os alunos da


educação básica (Foto: Ascom/MEC)
Levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostra que 219 municípios brasileiros não aderiram ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e não receberão livros didáticos doados pelo governo federal no próximo ano letivo. Outros três aderiram ao programa após o prazo e também deixarão de ser beneficiados em 2011. No total, houve adesão de 96% das prefeituras, governos estaduais e escolas federais do país.

O prazo de adesão terminou em 30 de junho. O termo ainda pode ser assinado, segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino. No entanto a prefeitura, governo ou escola federal só será beneficiada a partir de 2012.

É a primeira vez em 70 anos de existência que o programa exige a assinatura de um termo de adesão para encaminhar os livros. “Antes não havia a anuência do gestor, mas acredito que ao oficializar o interesse em receber os livros, evitamos o caráter tácito e o desperdício do material”, diz ao G1, Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.

Para Torino, os municípios, governos e escolas federais que não aderiram ao programa podem ter interesse em adotar outros materiais de ensino.

Pelo PNLD, os municípios recebem livros didáticos de diversas disciplinas para todos os alunos da educação básica. A cada três anos, há o envio de material para um nível de ensino, além da reposição das obras que eventualmente foram estragadas.

Neste ano, foram enviados títulos para os alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental; em 2011 serão enviados livros aos estudantes de 6º até 8º ano, e no próximo ano, as obras serão destinadas aos alunos de ensino médio.

Ao município cabe a responsabilidade de conservar os livros por três anos e fazê-los chegar aos alunos e professores. Não há custo para os municípios, governos e escolas federais beneficiados, apenas para o governo federal, que fornece os livros.

Fonte: Globo.com

Moradores ansiosos pela implosão da Fonte Nova

Foi na porta do Estádio Otávio Mangabeira, a Fonte Nova, que Antonio Miranda, 34 anos, construiu sua primeira e humilde casa. O barraco era apertado, mas tinha a vantagem de abrigá-lo da chuva e do frio. “Era minha suíte, tinha um quarto e um banheiro só. Mas era ótimo viver lá”, conta ele, morador da área há cerca de 20 anos.

Nos bons tempos, ele rememora com saudade, os “barões” – modo de se referir às pessoas mais abastadas da região – passavam e deixavam com ele e seus amigos comida e roupas. “A Fonte Nova eu considero como minha casa”, diz.

Agora que mora embaixo de um viaduto próximo ao estádio que será implodido no próximo domingo, Antonio, que trabalha lavando carros, sonha com um novo lar, ainda indefinido. “Já até aluguei um quarto em Nazaré para morar com minha mulher e meu filho, de seis anos”, revela.

Morador de rua desde os oito anos, o catador de papéis Josevaldo Nascimento, 27, conta que os últimos tempos têm sido difíceis para quem vive perto da Fonte Nova. Segundo ele, não raro as kombis aparecem no meio da noite, recolhem os moradores e os abandonam em diversos pontos da BR-324. Recentemente, Josevaldo ganhou uma casa na comunidade de Barro Duro, nas proximidades da Ceasa, onde a prefeitura construiu habitações.

Sob o viaduto da Ladeira Fonte da Pedras, em Nazaré, lavadores de carro trabalham tranquilamente com suas espumas e baldes d´água. “Aqui o povo da prefeitura só veio perguntar há quanto tempo a gente está aqui e quanto ganhamos por mês. Ninguém falou nada de sairmos daqui”, revela o lavador Marcio Almeida, 28 anos. Ele diz que a única coisa de que foram avisados foi de que vão passar um domingo sem trabalhar por causa da implosão da Fonte Nova e, na segunda-feira, poderão retornar à atividade normalmente.

Poucos metros depois, sob o viaduto, uma lona preta quase imperceptível à distância esconde o lar improvisado de Edmundo Bezerra, 47 anos, conhecido nas redondezas como “seu Edmundo”. Lá dentro, a umidade impera, e não há como ficar de pé, já que a “casa“ é da altura de uma pessoa sentada, por ter como base dois gelos baianos. É ali que ele, com um cobertor fino, se abriga da chuva que cai. “Tenho tuberculose, e mesmo assim me mandaram sair daqui. Ninguém liga para morador de rua não, sempre vem gente da prefeitura dizer que vamos ter que ir embora”, conta ele.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Coordenadoria de Defesa Civil (Codesal), que está responsável pela retirada dos moradores do entorno da Fonte Nova, os moradores estão sendo informados sobre a implosão e, em caso de necessidade, fiquem até a total liberação da área próxima ao estádio.

Fonte: A Tarde

Hemoba seleciona 52 profissiotnais até quarta-feira

Quarta-feira, 25, é o último dia para os interessados se inscreverem no processo seletivo da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). São oferecidas 52 vagas – pelo Regime Especial de Direito Administrativo – para as Diretorias Regionais de Saúde de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Jacobina, Brumado, Irecê, Seabra, Ribeira do Pombal, Paulo Afonso, Itaberaba, Vitória da Conquista e Guanambi.

As vagas são para farmacêutico bioquímico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico em patologia clínica e médico clínico. Os salários variam entre R$ 517 a R$ 644, acrescidos da gratificação de incentivo ao desempenho (GID). A seleção tem validade de dois anos.

Para se inscrever, os candidatos devem entregar a ficha de inscrição na sede da Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral, s/n, em Brotas.

São exigidas cópias do diploma e do registro no conselho de classe correspondente ao cargo a concorrer. Os que vão disputar vaga para o interior devem enviar os documentos e a ficha de inscrição via Sedex para o endereço acima.

Os candidatos devem apresentar ainda documentos que comprovem experiência em hemoterapia e curso de especialização lato sensu com carga mínima de 360 horas.

O diretor administrativo da Hemoba, Luciano Rocha, explica que o número de vagas é maior para o interior (42). “Pretendemos diminuir a carência de profissionais nos centros do interior”, esclarece ele. Sobre a data para o lançamento do concurso público, o diretor afirma que o edital deve ser divulgado no próximo ano.

Fonte: A Tarde

Artistas discutem direitos autorais em Salvador

Evento promovido pelo Comitê Nacional de Cultura e Direitos Autorais vai discutir os direitos dos artistas sobre suas obras nesta terça-feira, 24, em Salvador. A nova proposta da Lei de Direitos Autorais, anunciada pelo Ministério da Cultura (MinC), será o alvo das discussões que acontecem no Teatro Isba, em Ondina.

Para o encontro de Salvador estão confirmadas as presenças de várias entidades representativas e artistas locais como Tonho Matéria, Gilson Babilônia, o grupo Chocolate da Bahia e Alain Tavares, compositor de Ivete Sangalo. Pela nova proposta, o Ministério prevê maior participação do Governo Federal na gestão dos direitos autorais.

Fonte: iBahia

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Demolição começou pela praia do Flamengo

Para não ser acusada de elitista, a Prefeitura começou a executar o que manda a ordem da Justiça Federal de demolir todas as barracas de praia da orla de Salvador pela área mais nobre. Na manhã desta segunda-feira (23), equipes da Sucom, com apoio das Polícias Militar e Federal, estiveram primeiramente em Ipitanga, segundo Alan Rabellato, presidente da associação dos barraqueiros, mas houve resistência dos trabalhadores que montaram barricadas de isolamento e se colocaram à frente das máquinas. O grupo então decidiu, ainda segundo Rabellato, começar os trabalhos pela Praia do Flamengo, onde os barraqueiros já haviam desocupado estabelecimentos como a Barraca do Lôro, Marguerita e Cancun. Por terem estrutura de esgotamento sanitário, estas barracas tentaram firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como o Ministério Público Federal e Justiça, mas não obtiveram resposta a tempo de evitar as demolições.Informações do Correio.

Fonte: Bahia Notícias

Salvador tenta sediar abertura da Copa 2014

A demora na definição sobre qual será o estádio de São Paulo na Copa do Mundo 2014 acompanha as dúvidas sobre se o principal estado do país terá capacidade de sediar a abertura da competição. Nesta brecha, Salvador articula, nos bastidores, para se tornar a segunda opção da Fifa, caso os paulistas não consigam resolver seus problemas. No próximo domingo (29), quando o anel superior da Fonte Nova será implodido, o secretário de Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), Ney Campello, entregará ao presidente do Comitê Organizador Brasileiro, Ricardo Teixeira, uma carta de intenções. No documento, o projeto detalhado contemplará mudanças para ampliar a capacidade do estádio. Como a nova Fonte Nova, assim como a antiga, tem formato de ferradura, “para ampliar a capacidade do estádio de 50 para 60 mil como exige a Fifa para a abertura, já encomendamos da empresa suiça Nussli um projeto com estruturas móveis”, admite Campello, acrescentando que outras mudanças teriam que ser feitas no centro de imprensa. Ele assegura que o número mínimo de leitos para turistas, capacidade de operação do aeroporto internacional e o projeto de mobilidade urbana já são suficientes para a abertura.

Fonte: iBahia

Vacinação de cães e gatos é mantida

Apesar das notícias sobre mortes de animais em outros três estados, supostamente causadas por reações adversas à vacina antirrábica, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) manteve para esta segunda-feira (23) o início da mesma campanha em Salvador e nos 416 municípios do interior. Em nota, o Ministério da Saúde disse não haver evidências que justifiquem qualquer interrupção. O número de problemas registrados, assegura o Ministério, é muito baixo. Num total de quase 310 mil animais vacinados, houve comunicação de oito mortes. Segundo a Sesab, a meta é vacinar 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos. As vacinas serão aplicadas nas unidades de saúde dos municípios, nas zonas urbanas e também de casa em casa. Em Salvador, mais de cem postos de saúde estarão disponíveis. Informações do Correio.

Fonte: Bahia Notícias

Projeto da Fonte Nova tem avaliação positiva de Comitê Federal

O projeto e andamento das obras da Fonte Nova foram bem avaliados em reunião do Comitê Gestor do Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Realização da Copa do Mundo de 2014, realizada na quinta-feira (19), em Brasília.

“A avaliação das várias instâncias de Governo que integram o Comitê é que a Bahia está indo muito bem no desenvolvimento do projeto de arena, cumprindo todas as demandas”, informou o secretário de Trabalho e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, presente à reunião.

Segundo ele, até 2 de setembro estará equacionado o financiamento de R$ 400 milhões junto ao BNDES. “Com a finalização e assinatura deste contrato, o Governo do Estado cumpre mais uma etapa importante da obra da Fonte Nova, que começa uma nova fase a partir do dia 29 de agosto, data marcada para a implosão do anel superior”.

Convocado pela Casa Civil da União, o encontro reuniu representantes dos quatro estados do Nordeste que irão sediar a Copa de 2014 – Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará – e teve o objetivo de fazer um balanço da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo FIFA 2014, referente às obras em portos e aeroportos nas cidades-sede, projetos de estádio e de mobilidade urbana.

O Comitê Gestor do Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Realização da Copa do Mundo de 2014 é formado por vários Ministérios e órgãos governamentais, e tem a coordenação do Ministério do Esporte.

Fonte: Agecom

domingo, 22 de agosto de 2010

22 de agosto: Dia do Folclore

Expressão de uma cultura, é através do folclore que o homem expressa as suas fantasias, os seus medos, os melhores e piores desejos, de justiça e de vingança, às vezes apenas como forma de dar razão àquilo que ele não consegue explicar. Todos os povos têm folclore e, apesar de as histórias serem diferentes, o imaginário popular de diferentes países já provou ser muito parecido.

Um pouco diferente da mitologia, que sempre envolve deuses e deusas e tem mais relação com as religiões, o folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo. O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções (inclusive as baladas e canções de ninar). A lista do que é folclore ainda inclui gestos, a maneira de chamar a atenção que usam os vendedores de rua, os símbolos, as receitas de comidas, os motivos dos bordados, alguns tipos de cercas e de casas e até mesmo maneiras de chamar e dar comandos aos animais, porque todas essas manifestações são muito próprias de cada cultura e diferem de região para região.

Contos folclóricos, por exemplo, são narrativas em prosa de ficção. As pessoas gostam deles por causa da fantasia. Em algumas culturas, eles trazem uma lição de moral. Grandes autores dos clássicos infantis, como Hans Christian Andersen e os irmãos Grimm, pesquisaram e buscaram no folclore a inspiração para escrever suas histórias, algumas delas há muito conhecidas em nossa literatura, como "A Pequena Sereia" e o "Soldadinho de Chumbo" (de Andersen).

Folclore bem brasileiro
O folclore brasileiro é muito rico porque reúne a herança cultural dos nativos, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. Sendo um país muito grande e diverso, em cada região as manifestações também diferem.

Um bom exemplo é o do Bumba-meu-boi, manifestação folclórica que vem do início do século XVIII, com origem nos engenhos e fazendas de gado do Nordeste brasileiro, que se disseminou para várias partes do país, do Sudeste até o Sul, onde é sempre realizada na época das festas juninas com muita alegria e renovação. Trata-se de um auto popular com danças, cantos e declamações, que fala da vida, morte e ressurreição de um boi. Este é representado por um boi de madeira ou metal recoberto de panos coloridos. É chamado tanto de boi-bumbá, como de boi-calemba, boi-de-reis, boi-pintadinho. No festival folclórico da cidade de Parintins (a cerca de 300 km de Manaus) no Amazonas, o bumba-meu-boi tornou-se uma festa muito popular, a ponto de reunir perto de 40 mil pessoas para ver e participar da disputa dos dois bois representados pelo vermelho, o "Garantido", e o azul, o "Caprichoso".

Outros exemplos do folclore brasileiro são: o Boitatá, o Boto Rosa, o Curupira, a Iara, o Lobisomem, a Mula-sem-cabeça, o Saci-Pererê e a Vitória-Régia.

Visite o site do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (mantido pelo Ministério da Cultura) para saber mais.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Hospital da Criança é apresentado à sociedade em Feira de Santana

Para apresentar o Hospital Estadual da Criança (HEC) à sociedade, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, participou nesta sexta-feira (20), em Feira de Santana, de uma visita à unidade hospitalar. Líderes comunitários, religiosos e demais representantes da sociedade conheceram a estrutura da unidade, além de saberem sobre os atendidos que serão oferecidos à população.

"Tem muitos serviços que dizem respeito à pediatria e quando os jovens atingem 14 anos deixa de ser atendido. No HCE os atendimentos irão até 18 anos", esclareceu o secretário Jorge Solla.

A previsão é de que o Hospital Estadual da Criança esteja aberto à população ainda este mês, com serviços nas áreas de traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, atendimento às urgências e emergências clínicas, entre outras especialidades. Inicialmente, o HCE vai funcionar com 150 leitos, dos quais 30 serão de UTI e 20 de SemiUTI.

O HCE está localizado em uma área próxima ao Hospital Clériston Andrade, que passou por reformas e segundo Solla, será ampliado. Nas imediações dos dois hospitais, uma unidade de Pronto Atendimento também está em fase de implantação.

Fonte: Agecom

Eleitor pode buscar atendimento aos sábados

A Central de Atendimento ao Público (CAP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e seus respectivos postos de atendimento instalados nos SACs Barra, Iguatemi, Comércio, Cajazeiras e Periperi funcionarão nos próximos dois sábados deste mês (21 e 28). Tanto na CAP quanto nos postos dos SACs o funcionamento será das 8 às 13 horas.

A segunda via do título eleitoral é o principal serviço a ser prestado e pode ser obtida até o dia 23 de setembro. Vale lembrar que, a partir desta eleição, o eleitor só poderá votar apresentando o título e um documento de identificação oficial com foto. A exigência da apresentação dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Setembro
No próximo mês, o atendimento será aos sábados e domingos, também das 8 ás 13 horas. No interior do Estado, o SAC funcionará durante o final de semana apenas no dia 19 de setembro (domingo).

Trens do metrô são transportados para Salvador hoje

Os trens serão transportados pela BR-324 acompanhados pela PRF  


Após permanecerem um ano e nove meses no armazém da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), no CIA, os seis trens do metrô começam hoje a ser transportados para os trilhos. Eles serão levados em três carretas especiais, trazidas de Recife, capazes de suportar o peso de 44 toneladas de cada vagão. Cada carreta pode levar um vagão e a estimativa é que a operação dure oito dias. Os trens saem do armazém da Eadi nas primeiras horas da manhã, mas a previsão de chegada no canteiro de obras do metrô na Rótula do Abacaxi é às 10h, já que, por causa do peso dos trens, as carretas trafegam em baixa velocidade. A viagem será será feita pela BR-324, com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O secretário municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin), Euvaldo Jorge, garante que a operação não causará transtornos ao trânsito da cidade, uma vez que o canteiro de obras na Rótula do Abacaxi está próximo ao acesso à BR-324.“Não haverá nenhum impacto ao trânsito da cidade”, afirma.

Fonte: Política Livre

Campanha de vacinação animal começa dia 23

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal será iniciada, na segunda-feira (23), em todo o estado, numa iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde. A campanha, que vai até 23 de setembro, tem como principal objetivo eliminar os casos de raiva humana oriundos da raiva canina e felina, vacinando no mínimo 80% da população animal.

De acordo com dados do GT-Raiva da Sesab, o registro do último caso de raiva humana na Bahia foi em 2004, em Salvador. Este ano, até agora, foram diagnosticados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 30 casos de raiva animal em outras espécies, como bovinos, raposas e morcegos. No ano passado, foram registrados cinco cães positivos, sendo três na Região Metropolitana de Salvador, um em Ribeira do Pombal e um na região de Juazeiro.

Durante a campanha, a Sesab estima vacinar 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos. Técnicos do GT-Raiva advertem que a vacinação é indiscriminada e que devem ser imunizados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Todos os cães e gatos que já receberam a primeira dose devem tomar um reforço vacinal com 30 dias. Com relação ao cartão de vacinação, ele deve ser guardado pelo proprietário do animal e apresentado durante a imunização.

Fonte: iBahia

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dívidas de IPVA podem ser pagas em até 60 vezes

Quem está com a situação do carro irregular não precisa mais ficar em pânico toda vez que passa por uma blitz policial. Explica-se: no intuito de melhorar a arrecadação, a Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz-Bahia) está facilitando as condições de pagamento para quem está devendo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A maior vantagem é o parcelamento da dívida em até 60 vezes.

Essa condição só vale para quem já foi autuado pela Sefaz. A autuação é publicada no Diário Oficial do estado. Para saber se está nessa situação, o contribuinte deve acessar o site da secretaria, no endereço ww.sefaz.ba.gov.br. Apesar de ser um alívio para quem deve, o parcelamento também tem suas condições. A parcela mínima é de R$ 100. Dessa forma, alguém que deve R$ 2 mil, por exemplo, tem a opção de pagar em até 20 parcelas de R$ 100.

MULTA
Quem já foi autuado, contudo, não conta apenas com vantagens. Há uma multa de 60% do valor do imposto devido (no ano passado, a penalidade podia chegar a 100%). Mesmo assim, o contribuinte ainda tem como diminuir o prejuízo. Se pagar em até 30 dias, recebe um desconto de 70% sobre o valor da penalidade.

Ou seja, se cumprir o combinado, na prática, o proprietário do veículo paga 18% de multa sobre o imposto devido, e não 60% (veja simulação abaixo).

Fonte: Tribuna da Bahia

Sesab emite alerta sobre intensificação da vigilância do sarampo

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta nesta terça-feira (17) para a necessidade urgente da intensificação da vigilância do sarampo nos portos, aeroportos, fronteiras, hospitais, unidades de saúde públicas e privadas e laboratórios.

A medida foi adotada pela secretaria em decorrência de alerta epidemiológico do Ministério da Saúde, com a notificação de suspeita de surto de sarampo na Argentina, com três casos suspeitos, sendo que dois desses casos tiveram passagem pela África do Sul, país onde o sarampo ainda apresenta comportamento endêmico.

Além disso, o Ministério da Saúde recebeu da Secretaria da Saúde do Pará a notificação de um caso suspeito de sarampo com resultado laboratorial reagente (um homem de 19 anos) e de mais dois outros casos suspeitos vinculados ao primeiro, que tiveram resultados laboratoriais negativos para sarampo. Ou seja, dos três casos notificados, um foi confirmado até o momento, sem histórico de deslocamento para o exterior.

Por ser uma área de intenso fluxo turístico, a Bahia corre risco de importação viral advindo de outros países onde a doença ainda apresenta comportamento endêmico. Todo caso suspeito de sarampo deve ser notificado à Sesab através dos telefones 3116-0034 ou 3116-0041, ou pelo e-mail divep.exantematicas@saude.ba.gov.br.

Fonte: Correio 24 Horas

Contador de visitas

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ?